A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, entregou nesta segunda-feira (27), a quinta ala do Hospital e Pronto-Socorro Municipal totalmente reformada e equipada  para os serviços de cirurgia e trauma, que são os boxes da urgência e emergência elevando para 200 leitos novos, recuperados e climatizados. Agora, dentro do cronograma da reforma geral que contempla todo o hospital, as obras se concentram no setor dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo - UTI adulto e no bloco D, que vai abrigar os serviços da Rede Cegonha.

A nova ala entregue hoje compreende a sala vermelha (antigo box de emergência) com 15 leitos para atender pacientes vítimas de traumas, sala especial de prescrição médica e hall de entrada (recepção). No espaço também foram construídas salas para o serviço de classificação adulto, higienização,  acolhimento, serviço social, Guarda Municipal e Ouvidoria de Gestão do SUS. Os paciente das UTI adulto serão transferidos para a nova ala para a reforma avançar.

O ambiente, totalmente climatizado, dispõe de banheiros para pacientes e para funcionários, além de assentos na sala de espera e bebedouros. A nova ala está interligada ao bloco que foi construído e inaugurado com 14 leitos no final do ano passado para o pronto-atendimento clínico e consultórios médicos.

A prefeita Lucimar Campos que acompanha e fiscaliza de perto a evolução das obras em todas as unidades de saúde de Várzea Grande se emocionou ao discursar e agradecer aos servidores, diretores, gestores  e superintendentes não só do Pronto-Socorro, mas como um todo. 

“Quem ama cuida. Eu amo Várzea Grande e tenho esse compromisso como  ser humano, não apenas como prefeita. Temos um compromisso de falar e fazer. Hoje é um dia histórico para o nosso povo. Eu sempre me emociono, não só nas minhas palavras, mas também nas visitas que faço nas obras. Não vejo o valor apenas da arquitetura e empreendedorismo, eu vejo o valor é da vida, daquilo que realmente isso tudo vai proporcionar para as pessoas moradoras de nossa cidade. Juntamente com todos os servidores da Saúde, somos uma equipe que zela pelo ser humano da nossa cidade. Hoje estamos felizes por oferecer a honra e a dignidade que a nossa população tanto merece”, disse a gestora destacando o atendimento humanizado prestado pelos servidores.

O diretor geral do Pronto-Socorro, Ney Provenzano falou da ampliação de leitos e dos desafios em manter os atendimentos a todos os pacientes ao mesmo tempo. “Nós somos um hospital que trabalha de portas abertas, então tudo que é feito dentro do Pronto-Socorro, de reforma, precisa ser feito em etapas. Essa já a quinta etapa, nós reformamos as enfermarias dos blocos A, B e C, ampliamos a sala vermelha que não tinha no Pronto-Socorro e hoje estamos entregando a recepção toda climatizada, três consultórios, inclusive da ortopedia, todos informatizados e climatizados e mais os boxes de urgência e emergência traumáticos que passaram de 10 para 15 leitos”, ressaltou.

A reforma até o momento já contemplou as alas A, B e C que juntas dispõem de 170 leitos, a nova ala construída na parte lateral do Pronto-Socorro com 14 leitos de Pronto-Atendimento Clínico e agora o Pronto-Atendimento para traumas com 15 leitos e a recepção com assentos de espera, banheiros e bebedouro. No total, já são 200 leitos todos reformados e equipados.

Com esta 5ª ala entregue , já são cerca de R$ 3 milhões investidos em obras e equipamentos adquiridos. A estimativa é que ao completar 100% da reforma, ampliação e compra de novos equipamentos, mais de R$ 5,5 milhões entre recursos municipais, federais e de emendas parlamentares tenham sido investidos no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. Ainda faltam reformar as UTIs neonatal, o centro cirúrgico e o Pronto-Atendimento Infantil (pediatria).