A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável deu início às capacitações dos agricultores familiares, retomando as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT). Hoje, sexta-feira (31), está encerrando o curso de ‘Avicultura básica (sistema caipira)’, que está sendo realizado no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, no Sadia I. As aulas tiveram início no dia 27.

O primeiro curso ofertado neste ano foi o de ‘Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos, defumados e beneficiamento e conservação do pescado’, realizado de 20 a 24 de fevereiro na comunidade rural de São José do Vista Alegre. Ambos os cursos ofertam 15 vagas e têm duração de 40 horas.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira, explica que os cursos oferecidos em parceria com o Senar/MT têm como objetivo capacitar o agricultor familiar para que por meio de conhecimentos extras ele possa aumentar sua renda, a partir da agregação de valor aos produtos. “Não adianta apenas criar animais e vendê-los. Por meio dos cursos, eles aprendem a processá-los e assim conseguem aproveitar melhor produtos e sub-produtos , agregando maior valor à sua própria produção de animais, ou, plantel, quer seja ovinos, caprinos, suínos, peixes, aves e bovinos”.

Ainda conforme a secretária, os cursos são uma extensão de um trabalho já iniciado e que têm continuidade. “Nosso projeto junto ao Senar/MT é contínuo e prevê vários cursos no decorrer do ano e o atendimento às comunidades rurais de acordo com suas vocações”.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável no Município, Rafael Carrera, explica que a capacitação decorre de levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente que verificou a necessidade de melhorar a produção familiar e, consequentemente, aumentar a produção e renda do produtor. “Pesquisas a campo apontaram a necessidade, por exemplo, de os piscicultores serem capacitados para terem uma produção com boa qualidade e menor custo".