Com o objetivo de fortalecer e ampliar o número de atendimento a pacientes do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) e evitar abandono do tratamento; a unidade está reforçando reuniões de grupos com os pacientes. O objetivo é criar vínculo entre os pacientes em tratamento na unidade, com as equipes de atendimento. Cerca de 900 pacientes portadores do Vírus HIV e Hepatites Virais estão em tratamento.

Os encontros funcionam como “terapia em grupo” e estão sendo realizados uma vez ao mês, e trouxe como primeiro tema “O que o SAE-CTA representa pra mim?”. “As reuniões ajudam os pacientes a entender as doenças e o esquema de tratamento. Quando as doenças são diagnosticadas, para o paciente é um momento delicado tanto na  aceitação quanto na  adaptação à nova realidade”, explicou o Coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega. 

Na dinâmica dos grupos são realizadas palestras, rodas de conversa, dinâmica de grupos na interação entre pacientes e equipes. “ Os  temas são definidos a partir de pesquisas realizadas com os pacientes em tratamento na unidade. Estas reuniões incentivam a mantê-los firme no tratamento. Isso porque um dos principais problemas enfrentados é o abandono do tratamento por parte dos pacientes. Cerca de  900 pessoas entre portadores do Vírus HIV e Hepatites Virais se encontram em tratamento na unidade. 

Uma paciente em tratamento, em seu depoimento, revelou muita emoção ao falar sobre o significado do SAE-CTA em sua vida, depois que descobriu ser soro positivo. “Enfrentei firme tudo o que passei graças ao SAE, que me acolheu melhor do que a minha própria família. Aqui eu tenho tudo o que preciso, desde a assistência médica ao amparo social. Viver em sociedade depois que se torna soro positivo não é fácil, o mais difícil é fazer com que os outros te aceitem, mas pra isso você mesmo tem que se aceitar, e o SAE nos mostra como percorrer esse caminho”, disse a paciente emocionada. 

O coordenador fala que a principal dificuldade dos novos pacientes é aceitar as doenças. “O tratamento por exemplo de um paciente portador do vírus HIV é para toda a vida e é o que eles geralmente não aceitam. Nossas equipes são treinadas para o acolhimento humanizado com a integração das famílias, para que todas as etapas do esquema de tratamento sejam cumpridas com êxito sem abandono”, reforça João Ortega. 

Os serviços ofertados pelo SAE-CTA de Várzea Grande passou recentemente por grandes mudanças, a unidade oferece além de serviços de assistência especializada para as pessoas que vivem com HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tratamento odontológico na própria unidade. O SAE-CTA atende à população no endereço, Rua Benedito Curvo, S/Nº - Costa Verde, Várzea Grande. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07:00 às 17:00h.