Várzea Grande dá largada às competições dos Jogos Escolares


Várzea Grande dá largada às competições dos Jogos Escolares

Diversos atletas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande que compreende a faixa etária das modalidades participarão nas competições esportivas durante os jogos


06/04/2017    1160

No desenvolvimento de práticas saudáveis e esportivas para os estudantes do município, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio, da Superintendência de Esportes fez a abertura oficial dos “Jogos Escolares” do município. Diversos atletas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande que compreende a faixa etária das modalidades participarão nas competições esportivas durante os jogos. O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (6), pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis no ginásio da Escola Estadual Adalgisa de Barros. Compareceram na cerimônia de abertura dos Jogos Escolares diversas autoridades do legislativo, executivo e representantes do esporte de Várzea Grande. O evento esportivo do município terá a duração de 11 dias, com diversas modalidades esportivas, cerca de 3 mil alunos participarão dos Jogos Escolares. 

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o objetivo dos Jogos Escolares é promover a mobilização da juventude estudantil em torno do esporte, detectar talentos esportivos na cidade, fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo dos participantes, e contribuir com o desenvolvimento integral do aluno atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, por meio do esporte. 

Estudantes de 41 escolas da Rede Pública Municipal, Estadual e Particular de ensino irão competir entre si nas modalidades de futebol de salão (futsal), basquete, vôlei, handebol, atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa e natação. As disputas irão ocorrer nos ginásios das Escolas Estaduais “Adalgisa de Barros”, “Gonçalo Botelho de Campos”, “Irene Gomes”, “Antônio Sotero” e “Valdir Pereira”.  Os alunos das equipes vencedoras e das segundas e terceiras colocadas em cada modalidade receberão medalhas e troféus. A aluna da Escola Municipal de Educação Básica “Ari Leite de Campos”, Ana Beatriz fez o juramento esportivo representando todos os atletas participantes. 

“Os jogos são ferramenta de valorização da prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos alunos, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Além disso, por intermédio do desporto escolar, auxiliam na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania”, frisa o secretário. 

O superintendente de Esporte e Lazer, Jadir Pereira, deu as boas vindas aos estudantes no Campeonato Municipal, afirmando aos participantes que a equipe está trabalhando para mostrar a importância dos Jogos Escolares na valorização do esporte em Várzea Grande. Para ele, todos os participantes dos jogos já são campeões, pois na competição o que realmente vale é a amizade, a socialização, a integração, a lealdade e o espírito esportivo. 

O secretário Silvio Fidelis reafirmou o compromisso da gestão municipal na valorização do esporte e do lazer para a formação da cidadania e para a melhoria na qualidade de vida da população. “Entendemos que os Jogos Escolares são importantes ferramentas para o entrosamento, o envolvimento e a troca de experiências para nossos alunos durante as competições esportivas”, declarou. 

Após a cerimônia de abertura oficial, houve a primeira partida dos Jogos Escolares, com a disputa de futsal masculino, entre as equipes das Escolas Estaduais Adalgisa de Barros e José Mendes. Os Jogos Escolares de Várzea Grande seguem até o dia 18 de abril, dia da cerimônia de encerramento em local a ser definido pela Comissão Organizadora. 

Os classificados na etapa municipal irão participar da etapa regional e posteriormente enfrentarão as etapas estadual e nacional.

Por: Fred Nogueira - Secom/MT