Prefeitura de Várzea Grande realiza a 1ª Audiência Pública para apresentação do PPA


A Audiência Pública segue nesta terça-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Cristo Rei, na rua Professora Izabel Pinto, s/nº

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, deu início nesta segunda-feira (17), na Câmara Municipal, a realização da primeira Audiência Pública, para debater a elaboração de ações e medidas do Plano Plurianual (PPA) Quadriênio 2018-2021 e a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). Ao todo serão realizados três debates públicos em regiões de grande concentração popular no município.

O objetivo é ouvir os anseios da comunidade e observar as sugestões e reivindicações da população que serão consideradas pelo Executivo Municipal na elaboração do projeto de Lei do PPA e da LDO que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para o orçamento do exercício de 2018.

O secretário de Planejamento, Edson Roberto da Silva, disse que as audiências públicas são debates com a participação de toda a população, que formulam  opiniões e sugestões para serem inseridas nas futuras ações e serviços que estão sendo planejadas pela administração municipal. “As realizações das consultas públicas são uma oportunidade para que a população acompanhe o cumprimento das propostas do plano de governo da gestão. Também é o momento para que a administração tenha o diagnóstico real das demandas da sociedade”.

O secretário de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves Neto, destacou os avanços que a Administração Municipal têm alcançado nos últimos anos pelas medidas implantadas desde o primeiro dia da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, na lisura dos processos, contenção de despesas, zelo com o erário público e acima de tudo, o planejamento estratégico de ações. “Os serviços e ações que estão sendo implantados estão permitindo investimentos em diversos setores, tendo como prioridade as áreas de saúde, segurança, educação e assistência social, que seguramente estarão entre os que receberão um maior volume de recursos pelos investimentos que estão em andamento, quer seja em obras ou implantação de novos serviços, além da capacitação profissional”.

Dentre as ações e metas previstas para os próximos anos, o secretário João Neto destacou a modernização da máquina pública, na área fiscal e na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. “Vamos garantir o equilíbrio do sistema de gestão com vistas ao aumento da arrecadação e redução da dívida. A meta é elevar de 40% a 80% a atualização do cadastro municipal e também trabalhar para diminuir o tempo de atendimento ao contribuinte”.

A projeção da secretaria de Saúde é de executar nesses quatro anos, 95% das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde, e dentre as ações estão à ampliação de 50% para 80% da oferta de serviços de média e alta complexidade, estruturar e organizar o funcionamento da assistência farmacêutica de 50% para 80% e da farmácia popular em 100%.

A secretaria de Viação, Obras e Urbanismo pretende elevar em quatro anos, os serviços de infraestrutura para toda a cidade, bem como, a manutenção de vias públicas, construção de pontes e novos asfaltos, e serviços da mobilidade urbana. Uma das metas é elevar a cobertura asfáltica nas vias urbanas de 815 km para 860 km, além de atingir em 100% a regularização fundiária dos bairros Jardim Ikaraí e São João, bem como a construção de 270 unidades habitacionais até o ano de 2021.

O secretário de Planejamento disse que essas metas foram elaboradas a partir das necessidades encontradas em cada setor, mas que a população pode e deve sugerir serviços e ações que contemplem as comunidades como um todo. “As audiências públicas tèm como objetivo ouvir os anseios e necessidades da população. Essa é a primeira de mais duas audiências públicas que ainda serão realizadas em Várzea Grande”, pontuou.

A Audiência Pública segue nesta terça-feira (18), a partir das 9h, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Cristo Rei, na rua Professora Izabel Pinto, s/nº. Já na quarta-feira (19) acontece a terceira e última Audiência Pública, no Centro Educacional Prof. Oscar Ribeiro, na rua 32 Quadra 193, s/n°, no bairro São Mateus, a partir das 9h.