Várzea Grande inicia vacinação contra gripe H1N1


Em Várzea Grande, a previsão é vacinar 56.974 pessoas que integram o público alvo da Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande deu início nesta segunda-feira (17) a vacinação contra Influenza H1N1. A Ação faz parte da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que é realizada em todo o Brasil entre 17 de abril e 26 de maio com o "Dia D” de mobilização marcado para 13 de maio. Em Várzea Grande, a previsão é vacinar 56.974 pessoas que integram o público alvo da Campanha.

Os grupos prioritários são compostos por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas), população indígena, pessoas privadas de liberdade (reeducandos e adolescentes internados em medidas socioeducativas), funcionários do sistema penitenciário, além de profissionais da saúde e professores das Redes pública e privada. Nesta segunda-feira (17), o público alvo a ser vacinado na abertura da Campanha são profissionais de saúde do município da rede pública e privada.

Pelo calendário de vacinação, a primeira semana da campanha é destinada exclusivamente para imunizar os profissionais da saúde, em Várzea Grande totalizam cerca de 5 mil trabalhadores. Para os demais grupos a vacina estará disponível a partir da próxima segunda-feira (24 de abril) em 17 locais de vacinação. Os indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários poderão procurar qualquer um dos postos de saúde, centros de saúde, Programa de Saúde da Família (PSFs) e Policlínicas de Várzea Grande. 

Conforme o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Silva Melo, a meta este ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Ele explica que neste primeiro momento, para iniciar a campanha, o Município de Várzea Grande recebeu 7.700 doses da vacina. À medida que o estoque for sendo utilizado nos  pacientes prioritários novas doses serão encaminhadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

“Recebemos até o momento 10% das doses para vacinação dos profissionais de saúde sendo que a partir do dia 24 de abril abriremos o calendário para a população em geral (grupos prioritários). Todos os postos de saúde de Várzea Grande irão vacinar, exceto a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA do Ipase), Pronto-Socorro Municipal e Centro de Especialidades Médicas (Postão). O “Dia D” será de 13 de maio (sábado) em período integral”, enfatiza Juliano Melo.

Os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde já receberam orientações técnicas acerca da Campanha Nacional, da sua organização. “Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da Rede pública e privada como público alvo. A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B”, acrescenta a gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Vitesinha Rosa Santos Almeida.

A gerente lembra ainda que para atender aos professores, foi firmada uma parceria entre o município, Secretaria de Educação e a Assessoria Pedagógica do Estado na divulgação da Campanha.  

Influenza - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. Outra forma de transmissão do vírus é através das mãos, que após tocarem em superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.  A doença é causada pelos vírus influenza A, B e C e pode levar ao agravamento e óbito de pessoas que apresentem fatores ou condições de risco.

Locais de vacinação em Várzea Grande:

01- Centro de Saúde Água Limpa

Rua: Eduardo Gomes nº. 367 - Água Limpa

 

02 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei

Av. Principal S/n° Cohab Cristo Rei

 

03 - Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia

Rua:17, S/n° Cohab Nossa Sra. da Guia

 

04 - Centro de Saúde Jardim Imperial

Av.Z, S/nº, Jardim Imperial

 

05 - Policlínica Miguel Baracat

Av. Principal da Praia Grande, S/nº, 24 de Dezembro

 

06 - Policlínica Dr. Moacyr de Lannes

Rua: Harmonia, S/nº, Jardim Glória II

 

07 - Policlínica Dr. Lucilo Macedo de Freitas

Rua: Julião de Brito, S/nº, Parque do Lago  

                      

08 - Policlínica Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara)

Rua: Gov. José Malet, esquina com Rua 14, Bairro Jardim Itororó

 

09 - PSF. Manga- Binoca Maria da Costa.

Av. Ary Paes Barreto, S/nº, Manga

 

 10 - PSF. Água Vermelha - Celestino Gomes Coelho

 Rua: Luís Camões, S/nº, Água Vermelha

 

 11- PSF. São Mateus - Gonçalo Pinto de Godoy

 Rua: 15, Qd 15, Lote 15, São Mateus

 

 12 - PSF. Unipark- Manoel Bernardo de Barros

 Av. 31 de Março, S/nº, Unipark

 

 13 - PSF. Vila Artur- Maria Galdina da Silva

 Av. 07 de Setembro, S/nº, Vila Artur

 

 14 - PSF Souza Lima

 Av. Principal – Souza lima

 

 15 - PSF-Capão Grande

 Av. Principal, S/nº, Capão Grande

 

 16 - PSF - Jardim União

 Rua: G, Qd.39, Hélio Ponce de Arruda

 

 17 - PSF- Manaíra

 Av. Principal/esquina com R. 12, S/nº.