Feira Internacional do Turismo será vitrine para Várzea Grande

FIT 2017
Feira Internacional do Turismo será vitrine para Várzea Grande

Município prepara mostra do que possui de melhor em artesanato, agricultura familiar, turismo e gastronomia


17/04/2017    784

Várzea Grande estará presente no período de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, participando da Feira Internacional do Turismo do Pantanal- FIT 2017. Com o tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”, o município prepara uma mostra do que possui de melhor em artesanato, agricultura familiar, turismo e gastronomia, além de expor nesses quatro dias os serviços prestados pela pasta de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda, o município participa de forma ativa com pelo menos três estandes. “A FIT 2017 promete ser uma das maiores feiras de turismo da América Latina, e Várzea Grande não poderia deixar de participar mostrando os potenciais turísticos da cidade. Nossa secretaria será responsável pela exposição de todos os estandes de Várzea Grande. O turismo e a gastronomia serão os carros chefes. A Casa de Artes estará presente não somente expondo artes e artesanato, mas também comercializando os produtos dos artesões locais. E, a secretaria de Meio Ambiente se fará presente com a agricultura familiar na comercialização dos subprodutos como bebidas lácteas e queijos além de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar local. Então é muito importante ter um estande da cidade, para que possamos divulgar todas as belezas, riquezas e produção local para que Várzea Grande seja mais conhecida em todo o país e atraindo cada vez mais turistas fomentando o ecoturismo”, afirmou. 

Kalil também explicou que, no ano passado, a FIT apresentou o turismo como um grande negócio, mas este ano a Organização das Nações Unidas-ONU, decretou 2017, como o ano internacional do turismo sustentável. “E, sendo Várzea Grande porta de entrada para o Pantanal e de todas as belezas naturais de Mato Grosso, não poderíamos perder a oportunidade de consolidar Várzea Grande dentro do turismo gastronômico com a “Rota do Peixe’, os artesanatos únicos que possuímos, além é claro, das atividades de políticas públicas no que se referem à regularização fundiária e ao desenvolvimento econômico e sustentável para pequenos produtores”, destacou o secretário da pasta. 

A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG