Várzea Grande garante ampliar parceria com Programa Rede Cidadã


A visita da coronel da Polícia Militar, Ridalva Reis de Souza, teve a finalidade de fortalecer e ampliar atendimento do Programa Rede Cidadã

A prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu nesta tarde de segunda-feira (17), a visita de cortesia da coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, Ridalva Reis de Souza, na finalidade de harmonizar e fortalecer as parcerias do Programa Rede Cidadã da Polícia Militar no município. Na ocasião, a coronel convidou a prefeita para participar de sua posse a frente da Coordenação da Rede Cidadã do Estado de Mato Grosso, nesta quarta-feira, às 15h.

Como explicou a coronel, o Programa desenvolve atividades desportivas, culturais e educacionais voltadas às crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, em condições de vulnerabilidade social. A Rede de atendimento será ampliada no município de Várzea Grande. “A missão da Rede na execução do Programa envolve pais, voluntários, representantes de entidades parceiras e municípios, com o principal objetivo de promover uma política preventiva junto ao público infanto-juvenil, o que nominamos de prevenção criminal primária. O que temos que proporcionar é oportunidade de crescimento educacional, intelectual e cultural ocupando o tempo ocioso dos jovens, evitando assim que sejam alvos de atividades ilícitas, como tráfico de drogas e marginalidade”, frisou a coronel.

A prefeita Lucimar Campos fez um demonstrativo dos projetos de políticas públicas que Várzea Grande desenvolve nas Pastas da Educação e Assistência Social que integram a Rede Cidadã, a exemplo, o “Juventude Ativa” e a implantação da Escola em Tempo Ampliado (ETA), que ao final tem o mesmo propósito do Programa Estadual da Polícia Militar.

“Quando implantamos essas duas ações foi perceptível o desenvolvimento, interesse e comprometimento dos nossos jovens a esses projetos que incentivam o estudo e acima de tudo capacita ao futuro ingresso no mercado de trabalho, com cursos de capacitação. Tudo converge para o bem comum da nossa sociedade e de nossas famílias. Os projetos promovem e provocam mudanças, além de política integrativa de vínculos familiares. Temos esse compromisso e vamos continuar a parceria com a Rede Cidadã”, pontuou a prefeita.

A coronel disse que é um grande desafio estar a frente da nova missão, que tem intuito de promover a conscientização de jovens no que tange ao bom comportamento e disciplina em família e na comunidade demonstrando que a escola é o lugar de aprender  valores, moral, ética, princípios, cidadania na formação do jovem como homem/mulheres do bem”.

“O Programa é uma ação doutrinária de prevenção e inclusão social. Em Várzea Grande, pretendemos institucionalizar e padronizar os critérios desenvolvidos na missão do Programa. Com 23 anos de carreira operacional pretendo atender bem aos anseios do cidadão, pois conheço muito bem as mazelas sociais existentes nos municípios de Mato Grosso. Com determinação e vocação  trabalharei com foco preventivo em ações concretas com competência, transparência, eficiência e dinamismo no fortalecimento de trabalhos sociais junto a esse segmento da sociedade que é mais vulnerável”, concluiu a coronel.

O prédio da Rede Cidadã de Várzea Grande está localizado na Avenida Julião Brito, bairro Parque do Lago.