Várzea Grande sedia 1ª web conferência de capacitação para conselheiros


Pellentesque erat arcu A ação visa o fortalecimento e regularização dos fundos dos Conselhos

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social realiza em conjunto com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT) web conferência para capacitação de conselheiros. A ação visa o fortalecimento e regularização dos fundos dos Conselhos. A qualificação profissional é idealização também da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA) e Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e Adolescente, da Mulher e do Idoso.

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria, nesta terça-feira (18), e teve como objetivo promover a integração dos membros dos conselhos para o exercício de suas funções. O curso foi transmitido ao vivo, via streaming. A 1ª Capacitação foi voltada aos membros dos Conselhos de Direitos Municipais da Criança e do Adolescente, da Mulher e do Idoso.  

Para a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins a formação para os conselheiros é essencial para garantir a proteção de direitos e ainda a elaboração e fiscalização de políticas públicas segmentadas. “É um momento de renovação e acesso às informações pertinentes ao trabalho dos Conselhos, especialmente muita clareza no que diz respeito às atribuições previstas nos regimentos internos destes conselhos", disse.

Conforme a secretária, a web conferência irá oferecer instrumentos que possam colaborar com Conselhos Municipais na formulação de estratégias de avaliação, controle, fiscalização, informação, comunicação e inclusão digital das políticas públicas, além de mecanismos de acesso e captação de recursos públicos.

“Os Conselhos são formados por membros governamentais e não governamentais, a integração da sociedade também se faz necessário. Neste curso se consolidam as ferramentas para que eles exerçam o controle social com eficiência. As decisões têm que começar a vir do Conselho para a administração e não ao contrário. Precisamos ter estratégias e juntos desempenhar contribuições que possam trazer mais qualidade de vida à população de Várzea Grande”, destaca.

A capacitação on-line também foi um momento para esclarecer e tirar dúvidas quanto às atribuições do Conselho, parâmetros de atuação, composição, finalidade, instrumentos de controle social e estrutura física de cada conselho Municipal. Todos os 141 municípios de Mato Grosso participaram da web conferência.