Um ato solene, com formatura de soldados e entrega de medalhas de mérito a autoridades militares e civis abriu a semana do exército em Cuiabá, nesta quarta-feira (19). A solenidade alusiva ao Dia do Exército foi realizada na 44° Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá (44º BIM). Para o ato compareceram o Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, Presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos, prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, secretário Estadual de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, autoridades militares, políticas, do poder judiciário e familiares. 

Segundo o General da 13° Brigada de Infantaria Motorizada, Luiz Fernando Estorilho Baganha, hoje é um dia festivo para as forças armadas brasileiras. “É dia em que se homenageia o Patrono do Exército Duque de Caxias pelas lutas travadas em prol da nação. E também condecoramos e reconhecemos com medalha de mérito homens do nosso exército de Mato Grosso que prestam relevantes serviços à instituição e, ao povo matogrossense. O nosso reconhecimento também as autoridades civis que firmes em suas funções e na defesa de suas instituições são detentores de respeito pela sua postura em prol da nação e de sua gente. O exército brasileiro agrega valor e respeito à democracia. Com disciplina, hierarquia e união temos uma missão única de nos unirmos na defesa de nossa nação, somos todos irmãos brasileiros”.

A prefeita Lucimar Campos ao comentar sobre a solenidade em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro disse que, “Comemorar o dia do Exército é fácil, reconhecer a sua importância também, mas temos que reforçar que foi a partir da firme presença desta instituição nos momentos mais importantes da vida do país, que o Brasil conquistou avanços importantes. Falar de exemplos seria redundante, pois onde existe a marca impressa do Exército Brasileiro, como nas obras rodoviárias, ficam tácitas às claras demonstrações de que a instituição está pronta para participar de todos os momentos desta imensa nação e na defesa do Brasil. O Exército Brasileiro têm de sua gente o respeito e a confiança, a  instituição tem a respeitabilidade conquistada na firme e forte presença nos destinos do Brasil”, concluiu.

A entrega do Diploma de Colaborador Emérito do Exército a  autoridades, como o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas; o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro; a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no biênio 2015-2017 é o reconhecimento por terem praticado ação destacada ou serviço relevante em prol dos interesses e do bom nome do Exército Brasileiro.