OAB inicia ciclo de palestras para concurso de redação na Rede Municipal


Pellentesque erat arcu As palestras com temas da atualidade previstas em lei, como crimes virtuais, bullying, cidadania, direitos e deveres

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 5ª Subseção de Várzea Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está promovendo palestras nas unidades escolares que irão participar do 2º Concurso de Redação direcionado aos alunos do 8º e 9ª anos do Ensino Fundamental da Rede de Educação Municipal. A primeira escola a ser beneficiada com ciclo de palestras foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Lenine de Campos Póvoas”.

A OAB, por meio das Comissões Temáticas elaborou um cronograma de palestras para serem apresentadas aos alunos das 5 unidades escolares que estão participando do concurso de redação. As palestras com temas da atualidade previstas em lei, como crimes virtuais, bullying, cidadania, direitos e deveres têm a finalidade de fomentar a leitura, escrita, conhecimento, além de reconhecer os talentos das unidades escolares. 

A primeira palestra apresentada na Escola Municipal de Educação Básica “Lenine de Campos Póvoas”, no bairro Eliane Gomes, contou com a participação da palestrante advogada e presidente da Comissão da Mulher e membro da Comissão da Infância e Juventude da OAB/VG, Patrícia Regina Campos, que abordou o tema: “Geração Virtual x Cidadania”, para cerca de 76 alunos.

O secretário municipal de Educação, Silvio Fidelis, disse que a parceria é um excelente estímulo para os alunos desenvolverem suas habilidades de ensino aprendizagem. “Essa parceria soma para o enriquecimento do ensino no município aonde nossos alunos com as palestras vão adquirindo conhecimento sobre o ordenamento jurídico na conscientização do certo e do errado. Somos regidos pelas leis no controle da conduta, ética e valores morais. É um estímulo que contribuirá com a grade curricular, conhecimento e disciplina na condução de vida de cada aluno. Nós incentivamos, por meio de pesquisas, aulas extracurriculares o melhoramento da redação e da escrita, e essa parceria será mais uma contribuição”. 

A superintendente pedagógica da Secretaria, Gonçalina Auxiliadora Rondon, técnica responsável pelo concurso ressaltou a importância de se discutir com os adolescentes temas relevantes da atualidade como os crimes virtuais, bullying, violência familiar, entre outros. Enalteceu a iniciativa da OAB em promover mais um concurso para estimular os estudantes das comunidades em obter conhecimento sobre os temas. 

Para a presidente da OAB/VG, Flávia Petersen Moretti, o concurso de redação tem o objetivo de fomentar a leitura, a escrita, de reconhecer e premiar os talentos da comunidade estudantil local. As 10 melhores redações de cada escola irão ser analisadas pela Comissão Organizadora do Concurso, até o dia 14 de junho. Os autores das 4 redações finalistas irão receber prêmios como tablets e smartfones, entre outros em solenidade programada para agosto de 2017, mês de aniversário da Ordem dos Advogados do Brasil,  em Mato Grosso. 

As escolas que estão participando do concurso de redação da OAB/VG são: EMEB “Faustino Antônio da Silva”, “Gonçalo Domingos de Campos”, “Lenine de Campos Póvoas”, “Paulo Freire” e “Tenente Abílio da Silva Morais”.