Serviço de sinalização viária garante segurança da população
SERVIÇOS PÚBLICOS

Serviço de sinalização viária garante segurança da população

Levantamento aponta 20 bairros beneficiados, 258 ruas com nova sinalização e 300 placas instaladas

A Prefeitura de Várzea Grande está reforçando desde o início do ano a sinalização viária da cidade. Segundo levantamento da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, somente neste primeiro trimestre, 258 ruas foram contempladas com melhorias na sinalização horizontal (faixas), vertical (placas), elevados (lombadas) e guard-rail (barreira). A medida tem por objetivo garantir mais segurança para motoristas e pedestres, sobretudo em regiões com maior fluxo de pessoas, como escolas, hospitais e comércio, principalmente, nas regiões onde a Prefeitura executou os trabalhos de recapeamento asfáltico.

De acordo com o relatório da Secretaria de Serviços Públicos, mais de 300 placas novas foram instaladas nos três primeiros meses deste ano. Além disso, 20 bairros que receberam recapeamento recente já foram sinalizados, e outros dez estão em processo de manutenção e obras, recebendo nova pintura e reforço na sinalização horizontal de trânsito, como as faixas de pedestres que já foram refeitas próximo a 30% das unidades escolares municipais e estaduais em Várzea Grande nesse período. Os serviços compreendem também a instalação de guard-rail em pontos da cidade como a Avenida 31 de Março.

“Essas ações visam priorizar a sinalização como forma de organizar o trânsito, dar segurança e conscientizar motoristas e pedestres sobre as Leis. Quanto aos serviços de sinalização viária, são ações integradas e fazem parte do programa de revitalização da cidade, que tem também por objetivo, uma Várzea Grande mais limpa e melhor para se viver. O reforço na sinalização tem que ser feito todos os anos e de forma constante, a meta é atingir ainda neste primeiro semestre 75% próximos às escolas e concluir já no início do segundo semestre do ano”, explica o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes. 

Esta semana, os trabalhos estão concentrados na região do grande Cristo Rei. Já na próxima semana as ações estarão sendo realizadas nas Avenidas Alzira Santana e Filinto Muller, onde estão sendo executadas as obras de revitalização asfáltica.

“A sinalização vertical indicativa tem por finalidade identificar as vias e os locais de grande fluxo da população, bem como orientar os motoristas quanto aos percursos, destinos, distâncias ou serviços auxiliares. Também possuímos um trabalho em conjunto com o Dnit onde alguns bairros de Várzea Grande são cortados por rodovias federais e precisam dessa atenção do poder público dotando esses locais de boa visibilidade e sinalização”, lembra o secretário de Serviços Públicos.

A ciclofaixa da Avenida 31 de Março, também recebeu atenção especial segundo Breno Gomes. Somente neste primeiro trimestre toda a extensão da avenida recebeu manutenção asfáltica e nova sinalização. “Os tachões, popularmente conhecidos como olho de gato foram instalados nas grandes avenidas, além de sinalização refletiva, pois são instrumentos de redução de velocidade e que ajudam na prevenção de acidentes, evitando ultrapassagens em locais proibidos”, informa Breno Gomes.

Para o secretário, as sinalizações de trânsito têm grande utilidade para a segurança das pessoas e podem salvar muitas vidas. “As placas indicativas e as pinturas de faixas de aviso são uma importante ferramenta de comunicação com os motoristas e pedestres. Além disso, essas marcações bem pintadas podem preservar muitas vidas. A sinalização está ligada com a segurança inclusive nos casos de desvio de trânsito de ruas e avenidas que estão recebendo obras e o fluxo de veículos é reorganizado para bairros residenciais”, avalia.

Vale ressaltar, que em vários pontos da cidade as equipes técnicas, responsáveis pela sinalização viária, estão trabalhando no período da noite para não prejudicar o trânsito nos horários de grande movimento.