Prefeitura inicia mudanças no sentido viário da Avenida Alzira Santana, na segunda quinzena de maio
Mobilidade Urbana

Prefeitura inicia mudanças no sentido viário da Avenida Alzira Santana, na segunda quinzena de maio

Nesta sexta-feira, dia 5, a prefeitura implantará faixas informativas à população explicando as mudanças

Na segunda quinzena de maio, a Avenida Alzira Santana, no centro da cidade, terá boa parte de sua extensão operando em sentido único, ou seja, do entroncamento da Avenida Filinto Müller em direção ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal.

Como explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, a Avenida Alzira Santana será mão única até o posto Free/Supermercado Compre Mais, lateral da rua Poconé, à esquerda, de onde os motoristas acessarão a rua Miguel Leite e de lá poderão retornar à Avenida Filinto Müller e Avenida Salim Nadaf, importantes eixos de ligação entre o centro da cidade e dos bairros.

As obras estão sendo realizadas pela prefeitura municipal, por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade que já deu início à sinalização viária, horizontal e vertical – que estará coberta até a data de início do novo sistema binário, a fim de evitar transtornos ao trânsito no local – e até sexta-feira, dia 5, implantará faixas informativas à população explicando as mudanças, a data e os novos caminhos que deverão ser realizados já na segunda quinzena de maio.

Como reforça o secretário Breno Gomes, o sistema binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, com o intuito de contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas. “Este novo binário do trânsito, permitirá que novas incursões no trânsito sejam realizadas em outras avenidas e ruas da cidade”, pontua.

A Avenida Alzira Santana está entre as mais importantes de Várzea Grande, podendo ser considerada uma artéria que integra as regiões norte e sul da cidade. Ao longo da Alzira Santana existem muitos comércios, lojas, galerias e o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande que ao mês presta cerca de 15 mil atendimentos, sendo 40% deles a pacientes que não residem em Várzea Grande.

Segundo a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a ideia é atender aos comerciantes e empresários, além dos moradores de uma grande parte da cidade. Fora isto, a prefeita solicitou estudos, que já estão sendo debatidos com a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, para fomentar uma política que potencialize o corredor comercial que existe nesta Avenida, inclusive com maior segurança. “O novo binário está sendo concebido para permitir que o trânsito tenha maior fluidez na região central”, disse a prefeita Lucimar Campos que acompanhou os estudos de impacto dos novos trajetos do trânsito de Várzea Grande.

Secretário Breno sinalizou que estudos técnicos de engenharia de tráfego apontam para os principais pontos de estrangulamento do trânsito e que acabam por trazer prejuízos para a administração municipal, para a cidade e para a população e sinalizou que outras alterações poderão ser executadas desde que existam condições para tal. “Não basta apenas modificar o sentido do trânsito de ruas e avenidas, pois uma mudança desta envergadura inicialmente provoca transtornos que deverão ser dissipados para atender à demanda”.

“Além de procurarmos dar maior celeridade ao trânsito na área central, pretendemos ainda fomentar o corredor comercial na Avenida Alzira Santana que interliga a região central com os bairros das regiões sul e sudoeste, principalmente os distritos de Bom Sucesso, Capão Grande, Capela do Piçarrão, sem contar outros bairros onde residem próximo de 100 mil habitantes”, argumentou Breno Gomes.