Comunidade de Bonsucesso integra ‘Semana do Meio Ambiente’ no plantio de mudas de árvores nativas

Meio Ambiente
Comunidade de Bonsucesso integra ‘Semana do Meio Ambiente’ no plantio de mudas de árvores nativas

Mudas de ipê, nim, buriti, mogno e dama da noite foram distribuídas para a comunidade local


08/06/2017    743

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável realizou nesta manhã (8), ação de conscientização e preservação ambiental junto à comunidade do distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande. Cem mudas de árvores nativas do Cerrado foram distribuídas e cultivadas nas margens do rio Cuiabá. A mobilização que reuniu também alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Maria Barbosa Martins’, integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Pasta, no Município.

Mudas de ipê, nim, buriti, mogno e dama da noite foram distribuídas para a comunidade local. Os alunos que cultivaram mudas nesta manhã e que moram em Bonsucesso, apadrinharam as árvores e serão responsáveis pelos cuidados das novas plantas.

A diretora da EMEB, Eliane Winck, destacou que os estudantes que participaram da ação, todos do 8º ano do Ensino Fundamental, puderam ter uma aula prática, saindo da rotina de sala de aula e vivenciando a realidade deles. “Mesmo com a maior parte desses alunos morando na localidade, essa oportunidade de plantar e receber orientações sobre a conservação do meio ambiente, é mais que válida, pois chama à atenção para o meio em que vivemos todos os dias do ano. Moramos em uma região privilegiada com amplas áreas verdes, e ainda muitos dos pequenos agricultores já adotaram o cultivo sustentável”.

O estudante André Luiz da Silva Gomes, que participou da ação desta manhã, plantou e apadrinhou algumas das árvores cultivadas. Ele será um dos responsáveis pela conservação local. “Todo final de tarde teremos de vir aqui para regar as plantas e cuidar para que elas cresçam saudáveis”.

Eliane Rosa, moradora de Bonsucesso há 49 anos, pegou várias mudas. Como contou, ela vai plantar algumas no entorno do miniestádio da comunidade e também no quintal de casa. “Gosto muito de plantas. Já perdi as contas de quantas árvores já plantei e acompanhei o crescimento delas é muito bom e principalmente ver que as árvores que plantei serve para ajudar o bem estar de toda a nossa comunidade, bem verde”.

Outra antiga moradora, Gonçalina Barros da Rosa, recebeu mudas dos técnicos da secretaria de Meio Ambiente para revitalizar ainda mais seu quintal, já repleto de árvores frutíferas. Dona Gonçalina foi um das primeiras diretoras da escola municipal ‘Maria Barbosa Martins’.

O aposentado Luiz Orlando, que passeava pela comunidade de Bonsucesso, aderiu a mobilização e plantou a primeira árvore de sua vida. “Como dizem, na vida a gente precisa escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore, consegui”, comemorou. Sobre a ação, ele avaliou como extremamente importante a iniciativa da prefeitura, despertando a atenção e interesse dos estudantes.

A secretária da pasta, Helen Farias Ferreira, explica que desde o último dia 4, a secretaria de Meio Ambiente está promovendo ações que despertam o debate e o interesse de alunos, servidores e de toda a comunidade sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. “O objetivo maior é tentar criar uma nova mentalidade nos cidadãos de como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza sem desrespeitar o meio ambiente. A educação ambiental é fundamental por isso é importante que todos nós tenhamos consciência em relação ao mundo em que vivemos com qualidade de vida sem agressão a natureza”.

A secretária reforça que até o dia 11, estará aberta a exposição de desenhos e fotografias realizada por meio do projeto ‘Lentes para Várzea Grande’, que está reunindo alunos das escolas públicas do Município, fotógrafos e especialistas em temas importantes para preservação ambiental. A mostra está no piso 1 do Várzea Grande Shopping, aberta para visitantes em horário comercial do estabelecimento.

Por: Marianna Peres -