A peça teatral “Não deixe para depois” dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB “Dirce Leite de Campos” foi a campeã da etapa regional Cuiabá da 14ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran).

Os alunos da Rede Pública de  Várzea Grande competiram com estudantes de nove escolas da capital e de Pedra Preta, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria “Melhor Espetáculo” e ainda os primeiros lugares nas categorias: Melhor Ator e Atriz, Melhor Direção e Melhor Roteiro.

Além do primeiro lugar conquistado pela EMEB “Dirce Leite de Campos” com o espetáculo “Não deixe para depois”, a EMEB “Abdala José de Almeida” ficou com o segundo lugar com o espetáculo “A Terra do Nunca”, seguida pelos alunos da EMEB “Lenine de Campos Póvoas” que apresentaram o espetáculo “Quem é o melhor no Trânsito”, assegurando a terceira colocação.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal – PRF e coordenador do Fetran, André Luiz Ferreira, os estudantes envolvidos no projeto são agentes transformadores. “Eles ainda não são motoristas, mas são atores no trânsito, são pedestres, ciclistas e passageiros. Eles aprendem, depois podem ajudar a conscientizar os adultos motoristas”, avaliou.

Para a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Gonçalina Rondon, é preciso educar a criança desde pequena para conhecer seus direitos e obrigações no trânsito. “Crescendo nesse ambiente de formação, a criança com certeza vai se tornar um adulto consciente no trânsito”, declarou.

O Fetran é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais. O festival teve início em 2004 com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos, deveres e responsabilidades de todos na construção de um trânsito mais seguro, através de peças teatrais com a temática voltada especificamente as questões do trânsito no mundo contemporâneo.

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infanto-juvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

O espetáculo “Não deixe para depois” dos alunos da EMEB “Dirce Leite de Campos” irá representar Várzea Grande na final da etapa estadual que será realizada de 10 a 14 de julho  com apresentações no Cine Teatro Cuiabá.