Força-tarefa atua na limpeza e alcança mais bairros em Várzea Grande
QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Força-tarefa atua na limpeza e alcança mais bairros em Várzea Grande

Limpeza pública ganha reforço de atuação para atender um maior número de moradores e residentes na cidade

Um dos principais focos propagadores de doenças, o lixo, está levando a limpeza pública a ganhar atenção especial por parte da Administração de Várzea Grande, que reforça a política de coleta e correta destinação do lixo público produzido pela população, indústria e comércio e que gira numa média de 170 tonelada/dia ou 5.100 toneladas/mês.

“A limpeza pública também é uma das prioridades desta administração. Estamos trabalhando para manter nossa cidade limpa”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, dizendo ainda que o trabalho que está sendo realizado no município faz parte do Projeto Estratégico de limpeza urbana das ruas da cidade, visando garantir mais qualidade de vida e voltada também à saúde pública e bem-estar social.

Para a ação a Prefeitura elaborou programação que prevê a limpeza geral de cerca de 40 bairros por região em regime de força-tarefa. Após o término dos serviços na localidade escolhida, as equipes se deslocam para outra região onde outros bairros são contemplados com os serviços. “A meta do Executivo é resolver os problemas mais urgentes referentes à limpeza pública e manter a regularidade do serviço para evitar que novos bolsões de lixo se formem. É um trabalho sistemático e regular, que é executado em todas as regiões da cidade. Nesta fase a força-tarefa prevê celeridade e facilita a manutenção”.

Os trabalhos envolvem a retirada de entulhos, coletas de lixo, varrição e limpeza geral, além de pintura de meio fio. “Embora o trabalho de limpeza seja uma ação diária das equipes da Secretaria de Serviços Públicos, a força-tarefa abrange maior número de comunidades, com a ação. Manter as ruas dos bairros limpos e conservados tem sido um grande desafio para a Administração Pública. Em alguns casos é preciso mais que o esforço do poder público, mas a colaboração da comunidade na preservação dos serviços que são executados pela Prefeitura Municipal”, explicou o secretário Breno Gomes.

Breno defende ainda que o olhar da comunidade, faz a diferença na ajuda da fiscalização e na integração com a ação da prefeitura, pois evita que as localidades após a execução dos serviços voltem a ficar suja e impede que pessoas joguem entulhos em terrenos vazios e nos logradouros público.

A Secretaria de Serviços Públicos concentrou nos primeiros dias, os serviços nos bairros Cristo Rei, Cohab Canelas, Ponte Nova, Santa Isabel, Asa Bela e também em toda a extensão da Avenida Arthur Bernardes e 31 de Março.

Os esforços da limpeza pública são potencializados por outras ações da Prefeitura de Várzea Grande, como da recuperação da malha viária, operação tapa-buraco e pavimentação de novas ruas e avenidas.

A moradora do bairro Cristo Rei, Nélida Caetano da Silva, disse que há muito tempo não via uma movimentação tão grande no bairro, e com vários serviços sendo realizados de uma única vez. “Algumas ruas receberam operação tapa-buraco, outras a recuperação total do asfalto, além dos serviços de limpeza pública, sinalização e pintura de meio fio. Estamos satisfeitos com os serviços em nossa comunidade”.

A presidente do bairro Ponte Nova, Valentina de Siqueira, também comemorou pelos serviços que estão sendo realizados na localidade. “O nosso bairro estava carente de serviços públicos, mas agora está recebendo melhorias. É bom saber que esta administração tem olhado de forma especial para o nosso bairro que há muito tempo não contava com volume de serviços como os que estão sendo executados. Levamos carta de reivindicações para melhorias na nossa comunidade, ao vice-prefeito, e hoje já se torna realidade. Só temos que agradecer e integrar na ação como fiscais. Os locais limpos não podem virar bolsões de lixo novamente”, disse.

O vice-prefeito José Hazama alegou que uma das preocupações da Administração Municipal é que todas as regiões sejam atendidas com serviços públicos de qualidade, principalmente, no que se refere aos serviços de limpeza pública, pois além de melhorar a imagem do município, deixando a cidade mais limpa, a execução desses serviços beneficia a saúde da população.

“A limpeza urbana é um serviço público essencial, formado por vários sistemas operacionais de competência do município, porém a população precisa ser parceira das ações realizadas pela Prefeitura, e uma das medidas que cabe a cada morador é a limpeza e a conservação da extensão de sua casa que é a calçada. Essa manutenção geral que estamos executando deve ser conservada para que possamos levar esses serviços em curto tempo para todas as localidades. Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos nós”, pontuou Hazama.