Binário da Avenida Alzira Santana muda sentido de duas ruas adjacentes
NOVAS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Binário da Avenida Alzira Santana muda sentido de duas ruas adjacentes

Alterações são decorrentes da própria mudança no trânsito da Avenida Alzira Santana que passou a exigir pequenas intervenções para facilitar ainda mais a fluidez do trânsito

Dando continuidade nas mudanças que assegurem uma maior fluidez do trânsito principalmente na região central de Várzea Grande, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, deu prosseguimento ao binário que tem como via principal a Av. Alzira Santana que tem sentido único desde as avenidas Ulisses Pompeo, passando pela Salim Nadaf e pela Couto Magalhães através da Benedito Monteiro até cruzar na Av. Filinto Muller quando começa o sentido único Centro – Bairro.

O sentido único da Av. Filinto Muller vai até na Rua Poconé quando o trânsito volta a ser mão dupla até a Av. Brigadeiro Eduardo Gomes que dá acesso a Região Sul e a Rodovia dos Imigrantes pela Capela do Piçarrão e adjacências.

Na Rua Poconé os usuários de veículos podem virar à esquerda e pegar Rua Miguel Leite no sentido contrário a Alzira Santana cortando as Avenidas Filinto Muller, Couto Magalhães, Salim Nadaf até chegar novamente a Av. Ulisses Pompeu. Tanto a Av. Filinto Muller quanto a Salim Nadaf dão vazão para a região do Aeroporto Marechal Rondon e o Zero Km, enquanto as avenidas Couto Magalhães e Ulisses Pompeo dão acesso a região noroeste, a Avenida Júlio Campos até a saída de Várzea Grande para o Norte de Mato Grosso pelas BRs 163/364 e ao Oeste pela BR-070.

Agora as novas alterações são na Rua São Paulo, que também faz o trânsito no inverso da Av. Filinto Muller permitindo aos moradores do bairro Nova Várzea Grande e adjacências, com residências atrás do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, que tenham acesso a Avenida Filinto Muller.

“A ideia é diminuir os gargalos da mobilidade urbana em Várzea Grande na Região Central, permitindo a fluidez  e aos usuários um menor tempo no trânsito, maior economia de tempo e de combustível”, disse o secretário de Serviços Público e Mobilidade, Breno Gomes.

O secretário lembrou que este complemento do binário principal leva a execução de obras de recuperação da malha asfáltica, das sinalizações vertical e horizontal, bem como de outras obras complementares de limpeza, meio-fio e de galerias pluviais para as águas das chuvas.

“Todas estas mudanças são por um trânsito seguro, o que amplia a proteção a pedestres e ciclistas e busca melhorar o deslocamento de pessoas e cargas dentro dos municípios e principalmente na Região Central, atendendo a todos principalmente os usuários de veículos”, disse Breno Gomes.

O novo trajeto da Rua São Paulo passou a ser mão única em um trecho curto de no máximo duas quadras entre a Rua Sergipe até a Av. Filinto Muller. “Essa foi uma alteração decorrente da própria mudança do sentido da avenida principal para suportar o trânsito, já que nesta região da Rua Sergipe está localizada a Delegacia de Roubos e Furtos, o Hospital Santa Rita e diversas clínicas nas redondezas, então a necessidade foi de adequação para atender a população, os moradores e trabalhadores”, disse o secretário Breno Gomes.

Outra alteração também curta será na Rua Goiás, que é perpendicular a Av. Filinto Muller no sentido da Rua Miguel Leite para não permitir que haja engarrafamentos nas vias que asseguram o retorno dos usuários da avenida principal para as secundárias.

“Estas mudanças  fazem  parte do ordenamento urbano do centro da cidade.  Estamos verificando os vários pontos de estrangulamento do trânsito na área central e gradativamente acordado com os estudos técnicos estamos promovendo as modificações, visando dar agilidade e fluidez no trânsito da região central da cidade”, explicou Breno Gomes.

O secretário informou ainda que em comum acordo com a Secretaria de Defesa Social responsável pela Guarda Municipal, ficou definido que agentes da Guarda Municipal estão realizando um trabalho diário de monitoramento e orientação com os motoristas para adaptação da nova sinalização e novo sentido para o trânsito das ruas alteradas.

Outras modificações poderão ocorrer no decorrer dos testes, explica o secretário. O planejamento consiste em transformar vias paralelas e próximas da Avenida Alzira Santana em vias de mão única, com a intenção de melhorar o fluxo de carros e descongestionar o trânsito.

“Em maio desde ano a Avenida Alzira Santana passou a operar em sentido único até o Posto Free no cruzamento com a Rua Poconé para fazer o sentido contrário com a Rua Miguel Leite. A partir desta mudança, os estudos apontaram para a necessidade de promover alterações nas ruas adjacentes, até que se conclua todas as alterações necessárias. Estamos trabalhando com cautela, e modificando trechos. Até o final do ano outras ruas poderão ter alterações em seu sentido”, explica Breno Gomes.

“Queremos com as mudanças formar novos corredores para fluir melhor o trânsito. Com todas estas modificações nestes locais, o trânsito fluirá com mais facilidade. No início, todas as mudanças causam transtornos e um pouco de confusão aos motoristas, mas com o tempo, todos se acostumam e começam a perceber as vantagens. E vamos avançar mais”, pontuou Breno Gomes.