Guarda Municipal intensifica ação de fiscalização no trânsito em Várzea Grande


O objetivo é regularizar principalmente as áreas comerciais onde as reclamações estão sendo cada dia mais frequentes.

A Guarda Municipal de Várzea Grande iniciou operação de ordenamento do trânsito da cidade e fiscalização quanto ao descumprimento das regras do trânsito por parte dos condutores, a exemplo, estacionamento nos pontos de ônibus e calçadas públicas, além de promover controle de tráfego e garantir a segurança do cidadão várzeagrandense. A ação integra o Plano Sustentável para Mobilidade Urbana de Várzea Grande e cumpre a legislação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A Guarda Municipal vai intensificar a fiscalização do trânsito. O objetivo é regularizar principalmente as áreas comerciais onde as reclamações estão sendo cada dia mais frequentes.

A mobilidade urbana é garantida pela lei 12.587/ 2012 que prevê um modelo a ser desenvolvido nas cidades envolvendo critérios importantes, de acessibilidade, cidades mais sustentáveis (privilegiar meios não motorizados), uso do transporte coletivo, fiscalização da rede de transporte coletivo, mais segurança das pessoas nesses deslocamentos, educação no trânsito, estrutura das calçadas, instalação de ciclovias nas vias duplicadas. Os municípios precisam se adequar a esses critérios. Sendo assim, Várzea Grande avança no cumprimento da lei para se tornar uma cidade esteticamente viável e legalmente correta.

De acordo com o coordenador da operação, Juliano Lemos, o planejamento de mobilidade urbana visa otimizar o trânsito e dar maior segurança nas vias de trânsito intenso.  “Os guardas municipais rotineiramente flagram veículos estacionados nos canteiros dos pontos de ônibus e/ou locais proibidos  atrapalhando os passageiros nas paradas de ônibus, além de pedestres nas calçadas. Foi identificado nas principiais vias do munícipio, a Avenida Couto Magalhães, Filinto Muller, Ary Paes Barreto e Gonçalo Botelho, grande número de veículos estacionados de forma irregular. E nosso objetivo principal é garantir a segurança no transporte público também”, disse o coordenador.

Ele revelou também que a Guarda Municipal fiscalizará as principais Avenidas nos períodos matutino e vespertino horário de funcionamento do comércio local. “São horários em que ocorrem maior número de infrações nas paradas de ônibus, prejudicando os usuários do transporte coletivo”, afirma o coordenador que prevê uma fiscalização mais contundente nos horários de pico nas extensões das avenidas.

O secretário de Defesa Social, Alexander Maia disse que Guarda Municipal é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas, trabalha no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, entre outras atividades. Os agentes fazem rondas também durante a madrugada, para agilizar o atendimento a ocorrências policiais e a delitos flagrados.

“Realizaremos a operação com o objetivo de informar sobre as orientações do Código de Trânsito, evitando a prática de irregularidades e alertando sobre riscos. Existem muitos condutores não habilitados, a prática de estacionar em locais proibidos e condução de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas. Fatos esses que colocam em risco vidas”, frisa.

Conforme o secretário a ação tem o intuito de coibir irregularidades de trânsito e transportes. A operação faz parte das estratégias da administração municipal para organizar o tráfego, estacionamento de veículos, além da circulação de carros que transportam passageiros e fazem carga e descarga de produtos no centro da cidade.