Guarda Municipal de Várzea Grande e Polícia Militar iniciam “Ação Presença” no combate à violência nas ruas da cidade


A partir de um mapa da criminalidade da cidade foi traçado os pontos que a “Ação Presença” estará atuando em lugares certos e na hora certa

A Secretaria Municipal de Defesa Social por meio da Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso iniciaram nessa quinta-feira (03) uma nova estratégia em políticas de segurança pública para coibir a criminalidade nas ruas de Várzea Grande. A “Ação Presença” consistirá em agentes da Guarda Municipal participando semanalmente em conjunto com policiais militares em diversos pontos da cidade e bairros, em horários estratégicos realizando abordagens a motoristas, motociclistas e pedestres, bem como na agilização de investigações por meio de denúncias.

A partir de um mapa da criminalidade da cidade foi traçado os pontos que a “Ação Presença” estará atuando em lugares certos e na hora certa, afirma o secretário municipal de Defesa Social, coronel Alexander Torres Maia, que ainda informa da nova estratégia de combate à criminalidade colocada em prática. Com base em ação recente durante o mutirão de cidadania da Prefeitura de Várzea Grande, o “Prati-Cidade”, nos bairros São Mateus, Jardim Eldorado, Cidade de Deus e Jardim Itororó é que surgiu a operação “Ação Presença”.

“Constatamos a efetividade dos testes da ‘Ação Presença’ quando trabalhamos preventivamente nas ruas desses quatro bairros e alcançamos a redução dos índices de roubos contra o patrimônio e de crimes em geral. Também recebemos um feedback bastante positivo da população local afirmando que se sentiram mais seguros em transitar pelas ruas dos bairros nos mais diversos horários e locais”, garantiu o coronel, informando que outro bairro que recebeu a presença ostensiva da Guarda Municipal e da Polícia Militar nas ruas foi o Jardim Costa Verde, o qual também teve redução nos casos de roubo nas residências.

A operação inicia com patrulhamento e abordagens na região central da cidade no período do dia e nos bairros principalmente à noite. As ações terão continuidade durante todo o mês de agosto e não têm previsão de finalizar. “Essa intensificação só é possível graças ao trabalho conjunto da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que trabalharão com essa operação de forma permanente em toda cidade. Não temos horário fixo ou calendário porque a ação é ostensiva e continuada”, explica o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero Dias.

A nova estratégia conjunta com a Polícia Militar do Estado vem para reforçar o combate à criminalidade e aproximar o cidadão várzeagrandense dos agentes de segurança, garantindo assim a tranquilidade do cidadão e neutralizando os crimes antes deles ocorrerem. Segundo Homero Dias a criminalidade e violência atuais, devem ser combatidos não somente com os atendimentos depois que a infração ocorre. “Com o novo trabalho de prevenção queremos que o infrator veja nossos policiais e agentes permanentemente nas ruas e fiquem inibidos de cometer crimes, pois terão a certeza que serão pegos e detidos. Falar sobre combate a criminalidade é falar principalmente sobre prevenção. A melhor forma de se combater ou diminuir a criminalidade é a presença do policial na rua. Por isso, a operação é estratégica e está diariamente nas ruas próximo da população”, concluiu.