Escola ‘Rita Auxiliadora de Campos’ foi vencedora do desenho 'Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2018'


Queremos que o selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente 2018’ de Várzea Grande se torne um instrumento estratégico de comunicação visual também com o consumidor

O desenho do aluno Matheus Felipe Ramos da Silva, da 5ª série C, da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Rita Auxiliadora de Campos Cunha” foi o vencedor na votação do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” de Várzea Grande. O novo selo será válido a partir de 2018, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural dará a titulação às empresas legalmente constituídas em Várzea Grande e comprovada a idoneidade no que se refere à preservação do meio ambiente, no exercício de suas atividades.

A gravura produzida em papel A3, utilizando grafite concorreu inicialmente com desenhos de alunos de 26 escolas municipais e chegou à final para votação eletrônica concorrendo com outros cinco desenhos. “Conforme previsto na Lei municipal nº 3.571 de 2011 realizamos concurso cultural em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, envolvendo as escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de despertar nos jovens a discussão sobre a importância da proteção ao meio ambiente. Já o selo tem um papel fundamental junto as empresas instaladas e que trabalham no município, pois estimula o licenciamento ambiental correto e a preservação da natureza”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Helen Farias Ferreira.

A votação foi realizada no portal eletrônico da Prefeitura pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br e os seis finalistas tiveram a seguinte classificação: em primeiro lugar com 452.654 mil votos ganhou o desenho do aluno Matheus Felipe Ramos da Silva da 5ª série C, da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Rita Auxiliadora de Campos Cunha”. Em segundo lugar com 406.677 mil votos ficou o desenho da aluna Edy Evelen do 8º ano da Escola Municipal de Educação Básica “Joaquim da Cruz Coelho”. Em terceiro lugar na votação ficou o desenho da Escola Municipal de Educação Básica “Antonio Gomes da Cruz” feito pelo aluno do 4º ano do ensino básico, Yuri Mendes Marshall e arrebatou 163.860 mil votos. Em quarto lugar com 43.572 mil votos ficou o desenho de Maria Eduarda dos Santos Borgat, aluna do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica “Aristides Pompeu de Campos”. O quinto lugar conseguiu 37.703 votos e foi feito pela aluna Milleny Vitória da Silva Campos do 8º ano A da Escola Municipal de Educação Básica “Gonçalo Domingos de Campos” (Caic). E, em sexto lugar, com 31.676 votos, o desenho da aluna da 4ª série A, Natalia Diniz Aniceto da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Ângela Jardim Botelho”.

De acordo o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, o concurso foi bastante gratificante para alunos e comunidade escolar. “A realização do concurso cultural para escolha do layout do selo de 2018 foi muito importante para nossos jovens, pois eles tiveram seus desenhos expostos durante o mês de junho no Várzea Grande Shopping integrando a exposição “Lentes para Várzea Grande”. A mostra apresentou além dos desenhos dos alunos 50 obras, entre pinturas, fotografias e esculturas de fotógrafos profissionais e amadores e artistas plásticos sob olhar e história dos 150 anos  da cidade. A sociedade pode apreciar o trabalho artístico desenvolvido por nossas escolas e os alunos ficaram sabendo como funciona uma exposição de artes, além de suas famílias ficarem orgulhosas de todo o empenho  escolar. Também organizamos excursões para levar as turmas de alunos a visita ao shopping. Foi uma experiência positiva para o ensino-aprendizado dos alunos”, avaliou Fidelis.

Ainda segundo Helen Farias, os trâmites para a autorização da instituição do selo Empresa Amiga do Meio Ambiente pelo município de Várzea Grande alcançou seu objetivo definido em lei. “Trabalhamos para engajar o setor empresarial, a sociedade e os alunos da rede municipal de ensino na promoção e defesa do meio ambiente e ao final iremos reconhecer as empresas que respeitam esses conceitos. Queremos que o selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente 2018’ de Várzea Grande se torne um instrumento estratégico de comunicação visual também com o consumidor. Ao adquirir produtos com esse selo irão preservar o meio ambiente da nossa cidade e prestigiar empresas que tem o compromisso com Várzea Grande e as gerações futuras”, declara a secretária municipal de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira.

Quais empresas poderão solicitar o selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente 2018” – Podem requerer o selo as empresas instaladas no município de Várzea Grande que possuem licenciamento ambiental onde são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.

As empresas interessadas também devem promover por um período mínimo de um ano, ações integradas que visem à preservação do meio ambiente: a exemplo do cumprimento da legislação ambiental brasileira, respeitar o Código Ambiental do município, não causar dano ao ecossistema, aplicar programas de redução de consumo de água, energia e possuir programa de coleta seletiva de lixo visando reciclagem.