A agricultura familiar é também uma das prioridades do governo da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Na manhã desta terça-feira (8) foram entregues 25 kits de sistemas de irrigação às famílias de agricultores rurais do município. Segundo Lucimar, a ação visa melhorar a infraestrutura produtiva dos agricultores da cidade. "Além de fortalecermos a atividade agrícola no município, proporcionamos também mais renda aos produtores contemplados e melhor qualidade de vida no campo. Os kits de irrigação representam um incremento a mais na qualidade dos produtos fornecidos pelos agricultores familiares integrantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que têm como objetivo proporcionar o acesso ao alimento mais saudável aos alunos da Rede Pública, ou ainda aos programas sociais que a administração municipal realiza”, ressaltou a prefeita.

A prefeita informou que esta entrega faz parte da parceria junto ao Governo Federal que tem possibilitado incrementar as políticas públicas deste setor, no municipio. “O Ministério da Agricultura tem esse compromisso com os produtores rurais, não somente com os grandes, mas também os que vivem da terra e possuem pequenas propriedades. A entrega destes Kits ajuda aumentar a produtividade e consequentemente a renda dessas das famílias que tiram o seu sustento da terra e de pequenas produções de hortaliças, frutas e verduras”, completou.

Para o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos a agricultura familiar tem sua grande relevância no cenário agrícola não só por sua geração de emprego e renda, mas por contribuir para o desenvolvimento econômico das comunidades agrícolas e ajudar a diminuir o índice da pobreza e assegurar o desenvolvimento mais igualitário local e regional.

“Os programas de fomento da agricultura familiar contribuem para garantir o desenvolvimento mais equitativo das regiões, como o programa de aquisição de alimentos que tem por finalidade garantir o acesso a alimentos em quantidade necessária a todos, por adquirir alimento dos agricultores familiares a preços mais acessíveis, e assim fortalecer a agricultura familiar. E com o sistema de comercialização da produção local de alimentos em parceria com os governos Estadual e municipal é possível o desenvolvimento social e econômico da Região Rural local. As estratégias de comercialização da produção local da agricultura familiar necessitam de ações governamentais que fomentem a comercialização da produção”.

O secretário lembra ainda que a administração municipal compra diretamente do agricultor familiar para merenda escolar. “O Projeto ‘Nossa Feira”, onde a prefeitura abre espaços em vários pontos da cidade para comercialização dos produtos é outro incentivo, fora a comercialização por atacado  nas grandes feiras. Essa propagação é benéfica, pois hoje todos procuram produtos mais frescos e produzidos de forma ambientalmente correta.

A Secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, Helen Farias, disse que esse tipo de equipamento de irrigação é ecologicamente correto e vai garantir uma economia de até 60% do uso de água na lavoura, preservando o solo e gerando a rentabilidade ao pequeno produtor. “A instalação do equipamento é considerada simples, pois a água para a irrigação chega até a lavoura, dispensando o uso de energia elétrica e o sistema por gotejamento abastece a lavoura. Os kits foram doados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e são compostas por pressurizador, mangueira para 500m² de terreno e caixa d’água, o que cobrirá uma área total de 1 hectare”, explicou.  

A secretária disse ainda que esta administração municipal tem buscado aplicar políticas públicas que beneficiem essa parcela de famílias que moram e vivem exclusivamente no campo e do cultivo da terra. “O nosso objetivo é fazer com que a população possa consumir cada vez mais alimentos saudáveis e diretos do produtor, e melhor, mais em conta”. 

Carlito Gonçalves de Miranda, representante da Associação dos moradores da comunidade de Limpo Grande, disse que a irrigação permitirá intensificar a sua produção de hortaliças. “Vai melhorar bastante, porque esse sistema facilita o manuseio da irrigação, já que, enquanto o gotejamento está acontecendo, a gente tá cuidando de outro serviço na lavoura. Essa ação da Prefeitura é bastante significativa para o segmento. Estamos satisfeitos com esse ato e temos que reconhecer que a agricultura familiar está tendo um olhar diferenciado por essa gestão”.

Outra beneficiada pela ação é a agricultora Maria Edna de Souza, moradora do assentamento ‘Durcelina Furlador’. Ela ocupa uma área onde produz flores ornamentais. “Com esse kit de irrigação, terei condições de aumentar a produção, a minha e a renda das famílias que trabalham neste manejo comigo. Ainda fazemos a irrigação de forma manual, o que dificulta o nosso trabalho. Agora vamos ter mais tempo para realizar outros serviços uma vez que não teremos que gastar muito tempo irrigando as plantas. A água sai na medida certa que a planta necessita com este sistema de irrigação”, comemorou.   

Além dos kits a prefeita Lucimar repassou para a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Helen Farias um veículo Fiat Uno, doado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, que será usado exclusivamente, pela equipe responsável pela agricultura familiar, além de uma moto e um barco doados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para as ações de fiscalização.

Participaram do evento representantes das comunidades rurais contempladas do Sadia I, Sadia III, Pai André, Limpo Grande, Souza Lima, Formigueiro, Mangueiral e Assentamento Rural Durcelina Furlador, vereadores, produtores rurais, secretários e servidores públicos.