Várzea Grande inicia mobilização e cadastramento para ID Jovem


Várzea Grande inicia mobilização e cadastramento para ID Jovem

ID Jovem é documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo


08/08/2017    1078

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social deu início à mobilização para cadastramento de jovens a participarem do Programa Federal “Identidade Jovem” – ID Jovem. A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Outro benefício garantido do programa aos jovens é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Jovens várzeagrandenses com idades entre 15 e 29 anos podem dirigir se a Secretaria de Assistência Social para se cadastrarem e terem acesso ao direito garantido pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013. O Programa Federal é destinado aos jovens pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

“Temos um compromisso grande com a juventude de Várzea Grande, por isso a percepção do quanto é importante trabalharmos com políticas públicas que visem inserir nossa juventude em programas sociais, como o ID Jovem. Estamos integrados e atentos a todos os programas e benefícios para a nossa cidade, e nossas equipes da Assistência Social estão preparadas para cadastrarem os jovens no sistema do Cadastro Único. Após, este procedimento gera automaticamente o número de NIS, requisito básico para a garantia de participação no programa Identidade Jovem", pontua a coordenadora técnica, Geni Corrello.

A secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, explica que o ID Jovem é uma política pública do governo que possibilita o acesso mais fácil à Cultura e Transporte. A proposta visa e garante à inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens e a validação do Estatuto da Juventude, a lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude”, explica a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins.

O jovem também pode fazer a emissão do ID Jovem pelo endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal (http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx) ou pelo aplicativo disponível gratuitamente para Android, IOS e Windows Phone. Para emissão da carteira o jovem deve estar portando documentos pessoais, foto 3x4 e comprovante de endereço.  

A Secretaria de Assistência Social está localizada na Avenida Castelo Branco, s/nº, bairro Água Limpa, em frente a Câmara Municipal. O horário de expediente ao público externo é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

Por: Claudia Joséh - Secom/VG