Serviços Públicos mantêm calendário de limpeza nos bairros e inicia ações para o 'Prati-Cidade'


Os serviços iniciaram segunda-feira (21) nos bairros Jardim Imperador, Novo Horizonte e Júlio Domingos de Campos. Quarta-feira (23), as equipes encampam os bairros Sete de Maio e ‘24 de Dezembro’

O trabalho de limpeza urbana não para em Várzea Grande. A Prefeitura Municipal continua, incessantemente, seus serviços de limpeza de ruas e avenidas da cidade, além da pintura dos meios-fios, troca de lâmpada em postes de iluminação, capinagem, varrição e a retirada de entulhos descartados irregularmente em calçadas, córregos e terrenos. Esta segunda-feira (21), os serviços tiveram início nos bairros Jardim Imperador, Novo Horizonte e Júlio Domingos de Campos. Já na quarta-feira (23) as equipes encampam os bairros Sete de Maio e ‘24 de Dezembro’, onde neste último estão previstos os serviços de limpeza visando o mutirão de cidadania 'Prati-Cidade' que ocorrerá dia 01 de setembro. 

As equipes de limpeza e manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana atuam de maneira permanente e em ciclos visando contemplar todas as regiões da cidade. Mais do que melhorar a aparência dos bairros, os serviços públicos de limpeza, têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos várzeagrandenses. “Quando falamos em qualidade de vida, o serviço de limpeza é essencial. Desde a coleta regular do lixo de casa em casa, até a retirada de entulhos que poderiam ser criadouros de doenças, a exemplo do mosquito Aedes aegipty, escorpiões, ratos e baratas. A pintura de meio-fios e a varrição das ruas regularmente evita a obstrução dos bueiros e deixa a cidade mais agradável para se viver. A conferência de lâmpadas, para saber se estão queimadas e precisam de substituição, também contribui com a segurança pública, evitando a ação de bandidos e vândalos”, justifica o secretário da pasta Breno Gomes.

Segundo Breno Gomes, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, desenvolve ações políticas de saneamento e limpeza urbana adequadas, como também trabalha a conscientização dos garis e da sociedade para a construção de uma Várzea Grande mais limpa e saudável. “Atentamos para os serviços da limpeza urbana e também das condições de trabalho oferecidas aos garis que executam o serviço na cidade. Desenvolvemos um trabalho humanizado, seja para a sociedade que têm as ruas limpas seja para os trabalhadores do setor. Esses precisam ter condições mínimas de trabalho, com roupas e equipamentos adequados para evitar exposição ao sol e acidentes de trabalho”.

A ação é considerada pelo secretário uma forma de valorização da sociedade e vem alcançando resultados positivos com a diminuição de entulhos jogados em locais irregulares ou mesmo na rua. “A passagem regular da equipe de limpeza pelos bairros da cidade impede que o lixo se acumule. Temos notado também, que a quantidade de lixo e entulhos descartados nas ruas e terrenos diminui quando o bairro está todo limpo. É necessário que a população faça sua parte, sempre evitando jogar lixo em áreas proibidas”, disse Breno Gomes.

'Prati-Cidade' - A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza no dia 1º de setembro, no bairro 24 de Dezembro e regiões adjacentes o mutirão de cidadania ‘Prati-Cidade’. Será a sua segunda edição de 2017, e ocorrerá na Escola Municipal de Educação Básica ‘Líbia Rondon’. Participam da ação todas as secretarias municipais além de parceiros. E, como planejado, as secretarias de Serviços Públicos e de Viação e Obras são as primeiras a chegar no bairro.

“Os serviços de limpeza e obras chegam primeiro ao bairro para conseguir atender toda a demanda da sociedade local. Isso porque esses serviços não podem ser executados em apenas um dia”, explica Breno Gomes, que acompanha pessoalmente a limpeza e manutenção realizada pelas equipes antes e durante o evento. “Levamos tudo o que for necessário, caminhões, máquinas, tratores, lâmpadas e garis. Faço questão de acompanhar todos os trabalhos e verifico pessoalmente. Quero saber da população se está tudo nos conformes, e o que podemos melhorar. Estamos atentos e dispostos para desenvolver um trabalho de primeira qualidade”, explica Breno Gomes.