Guarda Municipal capacita motoristas para prevenção de acidentes no trânsito


Pellentesque erat arcu O programa Crack, é possível vencer é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça

A Guarda Municipal de Várzea Grande, por meio da coordenadoria do Programa ‘Crack é possível vencer’, iniciou o 1º ciclo de formação de palestras preventivas de conscientização para 190 motoristas da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. O objetivo é garantir a segurança no trânsito e prevenir acidentes relacionados às falhas técnicas dos veículos, além de ensinar sobre os principais cuidados, da mecânica de carros e medidas que devem adotar antes de sair para o trabalho.

Com as temáticas também sobre “Álcool e outras drogas x direção” e “Manutenção preventiva dos veículos públicos”, nesta primeira etapa motoristas foram capacitados  com informações que visam sanar dúvidas e conscientizar sobre a prudência e cautela acerca dos perigos e maneiras de evitar acidentes, não só em períodos de trabalho, como em toda sua rotina de vida.

De acordo com coordenador do Programa, Cristiano Cordeiro o objetivo das palestras é de capacitar os motoristas na abordagem, fiscalização e prevenção de acidentes. A capacitação é também um alerta para os riscos do uso de bebida alcoólica e drogas ao volante. “O uso dessas substâncias tem efeito direto na capacidade de reagir a situações imprevisíveis, principalmente no trânsito. O ciclo é uma oportunidade para os motoristas de contribuir na melhoria do desempenho de suas funções. É fundamental que possamos contar com motoristas cidadãos e conscientes de suas responsabilidades”.  

O guarda municipal Cristiano, lembrou que nunca, em administrações anteriores, foram realizados cursos dessa natureza, o que demonstra a preocupação do Poder Público Municipal para com a atualização de seus servidores, bem como a manutenção de seus equipamentos e veículos. A formação melhora significativamente o atendimento ao público e o exercício profissional da função de cada servidor e está atingindo os objetivos, que é o aprimoramento dos trabalhadores municipais no exercício de suas funções.

O coordenador Cordeiro destaca ainda que o curso é uma necessidade para os profissionais estarem constantemente aptos a transportar os passageiros com segurança. “O programa sempre investirá no sentido de aprimorar os conhecimentos dos servidores. Temos a responsabilidade e o compromisso de atender com qualidade nossa população”, disse.

‘Crack, É Possível Vencer’ - O programa Crack, é possível vencer é um programa coordenado pelo Ministério da Justiça que desenvolve, em parceria com outros Ministérios, uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social. O programa visa oferecer aos grupos de risco irrestrito apoio em todas as suas necessidades, contribuindo, desta forma, para a redução dos índices de consumo de drogas.