Mais 6 regiões de Várzea Grande são contempladas com serviços gerais de limpeza urbana


Pellentesque erat arcu O trabalho, orientado pelo titular da pasta, Breno Gomes, tem por objetivo intensificar a manutenção dos serviços de limpeza urbana e tornar a cidade mais agradável e com mais qualidade de vida

A Secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande, por meio do Plano Sustentável para Mobilidade Urbana mantém um cronograma rotineiro de serviços de limpeza de Ruas e Avenidas da cidade, além da pintura dos meios-fios, troca de lâmpada em postes de iluminação, capinagem, varrição e a retirada de entulhos descartados irregularmente em calçadas, córregos e terrenos. A ação de limpeza, que já passou por inúmeros bairros de Várzea Grande nestes últimos nove meses, está sendo realizada, nesta semana nos bairros 13 de Setembro, Mapim, Distrito de Passagem da Conceição, Guarita, e nas Avenidas FEB e Mário Andreazza. O trabalho, orientado pelo titular da pasta, Breno Gomes, tem por objetivo intensificar a manutenção dos serviços de limpeza urbana e tornar a cidade mais agradável e com mais qualidade de vida.

Breno Gomes explica que a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana  elaborou um cronograma de serviços onde são utilizados critérios tanto para a logística como para a escolha dos bairros. “Com este planejamento estamos passando por todas as comunidades da cidade, e também nas localidades das áreas rurais. A limpeza pública é um trabalho essencial porque além de manter a cidade limpa, melhora a convivência do cidadão com o meio ambiente”.

Segundo ainda o secretário a conservação das vias públicas não é apenas uma competência da Administração Pública. É também dever do cidadão manter a cidade limpa. Para que isso ocorra, é necessário que a comunidade descarte o lixo de maneira correta – em locais adequados e em horários próximos aos da passagem dos caminhões coletores. O descarte correto evita que animais rasguem as sacolas e espalhem o lixo pelas ruas, evitando a poluição do meio ambiente e prevenindo acidentes e doenças.

“A parceria assegura a retirada de lixo e entulho e a limpeza e recuperação de ruas e avenidas, melhorando o tráfego e a imagem da cidade. Estamos executando os trabalhos em todos os bairros e na região central, e se a população contribuir não haverá necessidade de fazermos um retorno ao bairro de forma imediata. As ações são realizadas com frequência e demandam a colaboração dos moradores no sentido de não jogar lixo ou entulho em local impróprio”.  

Além das limpezas das vias públicas a pasta vem orientando os moradores sobre o condicionamento dos lixos domiciliares, que são recolhidos pela Prefeitura Municipal, e que tem dias e horários definidos para o recolhimento. "A colaboração da comunidade é fundamental, caso contrário os serviços de limpeza não adiantam, em especial neste período que antecede às chuvas”.

Os esforços da limpeza pública são potencializados por outras ações da Prefeitura de Várzea Grande, como da recuperação da malha viária, operação tapa-buraco e pavimentação de novas ruas e avenidas.

No Mapim, por exemplo, além do serviço de limpeza em geral está sendo feita  a recomposição do asfalto com a utilização de lama asfáltica em várias ruas. “Outras ações são realizadas pela Prefeitura em conjunto com as equipes da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo e Limpeza Urbana. Essa interação entre as Pastas diminuem as demandas e os custos com a logística que é disponibilizada”, pontuou. Dizendo ainda que além da responsabilidade com seus resíduos domiciliares, o cidadão que verificar alguma irregularidade no descarte de lixo ou entulho pode fazer denúncias por meio da Ouvidoria Cidadã. O telefone para contato é 0800 647 4142.