Prefeitura celebra Dia da Árvore e lança aplicativo para plantio de mudas


"Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras", disse a secretaria Helen Farias

Fazer de Várzea Grande uma cidade mais arborizada, bonita, saudável e florida é um dos objetivos da prefeitura, na área ambiental, o de aumentar o número de árvores plantadas na cidade. O Dia da Árvore, comemorado hoje, 21 de setembro, tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, promoveu nesta quinta-feira uma série de atividades educativas, esportivas e gratuitas no Parque Municipal Flor do Ipê, alusiva a data. “Temos como meta realizar plantio de árvores junto com a população em frente de suas casas, comércios, recintos de lazer e unidades públicas, no projeto de arborização da cidade, e para tanto, lançamos o aplicativo eletrônico para tablets e smatfones ‘VG Verde’. O uso é gratuito e o solicitante pode pedir para que uma árvore seja plantada no endereço de sua preferência. Uma mensagem informa ao usuário qual a previsão de atendimento da solicitação e o plantio é realizado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.  O aplicativo pode ser encontrado nas lojas virtuais dos sistemas IOS, Android e Windows Phone, ou pelo endereço eletrônico da prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br, informou a titular da pasta, Helen Farias. 

“Esse aplicativo, contribui para que o dia 21 de setembro seja visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas de preservação do meio ambiente”, defende a titular da pasta.

Como explica a secretária, as árvores são bens valiosos e propiciam qualidade de vida, sendo fundamentais no ambiente urbano, pois aumentam a umidade do ar, ajudam a reduzir o calor mantendo o clima ameno, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, fornecem sombra, abrigo e alimento para algumas espécies, além de ajudar na organização do ambiente urbano, embelezando ruas, praças e jardins, contribuindo com a paisagem.

Helen Farias disse ainda que a escolha do Parque ‘Flor do Ipê” para comemoração do Dia da Árvore, levou em consideração o grande significado do local, que hoje é um refúgio urbano da biodiversidade do cerrado em Várzea Grande. “No dia de hoje é importante mostrarmos à sociedade sobre a importância das árvores e da natureza em geral para uma vida com qualidade para o ser humano. Queremos uma cidade mais verde e com qualidade de vida”, pontuou.

Agentes Ambientais também ficaram à disposição para efetuar o cadastro de interessados no programa de arborização urbana, que por meio do aplicativo é possível solicitar gratuitamente o plantio de mudas, nas calçadas da cidade. Foram disponibilizados professores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer para orientar sobre a importância das atividades esportivas e práticas saudáveis, além de orientações sobre alimentação saudável com a degustação de frutas. As atividades ocorreram das 7h às 11h, em homenagem ao Dia da Árvore.

Quem compareceu hoje pela manhã ao Parque Municipal Flor do Ipê pôde participar também de visitas monitoradas por técnicos da secretaria que explicaram sobre a biodiversidade do cerrado.

Setenta crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) ‘Aurélia Correia de Almeida’, localizada no bairro Maringá I fizeram o plantio de mudas e aproveitaram o dia para conhecer as estruturas do parque ‘Flor do Ipê’ e puderam ainda brincar no parque infantil.

Para a diretora da creche, Geralda Silva Castro Costa, essa unidade infantil vem realizando durante todo mês projeto de preservação ambiental, e a visita no parque culminou com aula expositiva. “A nossa intenção além da conscientização ambiental, é fazer com que as crianças tenham desde pequenas, noções básicas de respeito à natureza. E esse evento vem justamente ao encontro às disciplinas que temos aplicado na escola”, comentou.

Os alunos do 9º ano da Escola Estadual ‘Maria Leite Marcoski’, localizada no bairro Marajoara, também participaram das programações no parque Flor do Ipê. Além de caminhadas na trilha eles puderam participar da palestra ministrada pelo ambientalista Abel Nascimento, que há 30 anos tem se dedicado as questões envolvendo o meio ambiente e no combate ao crime ambiental.

O vice-prefeito José Hazama disse que a participação dos alunos da rede pública num evento tão importante como este é fundamental para a preservação do meio ambiente, principalmente, para as crianças que realizam o plantio de mudas. “Certamente para muitas dessas crianças o olhar sobre o meio ambiente mudará com este pequeno gesto, que foi este plantio. Várzea Grande desenvolve projeto de arborização da cidade. As crianças são multiplicadoras do conhecimento o que pode ocorrer uma corrente do bem em prol ao meio ambiente e a cidade”, pontuou.