Alunos de Várzea Grande conhecem atuação da Guarda Municipal


A sub-comandante da Guarda Municipal, Cristiane Prado, e o corpo técnico da instituição foram recepcionados pelos estudantes, que foram comandados pela estudante Eduarda Vitória, comandante por um dia do pelotão de alunos

Alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica “Paulo Freire’ participaram na manhã de hoje (04) de uma aula extraclasse com a presença dos Agentes da Guarda Municipal. A Ação faz parte das Práticas Integrativas e Complementares da Educação que implenta o saber por meio da interatividade. Esta política atende a necessidade de incorporar e desenvolver experiências que já vêm sendo aplicadas na rede pública de ensino.

“Hoje integrar a Guarda Municipal, que faz parte da comunidade escolar, por desenvolver ações de proteção às pessoas é novo para os alunos. Trazer a Guarda para dentro da escola, onde os alunos puderam conhecer um pouco da rotina e funções da corporação, foi muito importante, o que desperta o respeito, civismo e vontade de exercer a mesma profissão. O pedido da aluna Eduarda Vitória Silva Batista, feito durante visita da prefeita Lucimar Sacre de Campos na unidade escolar,  que manifestou o desejo de no futuro ser uma policial, foi atendido, e ampliou para todos os alunos. Essa aula prática amplia o conhecimento dos alunos para novos universos, e corresponde a expectativa do querer saber cada vez mais”, disse a diretora da Escola Paulo Freire, Ivani Ferreira.

A sub-comandante da Guarda Municipal, Cristiane Prado, e o corpo técnico da instituição foram recepcionados pelos estudantes, que foram comandados pela estudante Eduarda Vitória, comandante por um dia do pelotão de alunos.  

“É uma satisfação para toda a corporação da Guarda Municipal participar de ações como esta, onde os alunos possuem sonhos e que muito deles também manifestam a vontade de seguir carreira militar. É uma oportunidade também de estreitarmos os laços de confiança entre a comunidade escolar e o corpo técnico da escola, e o alunado, principalmente porque temos a oportunidade de desmistificar esse conceito de que a polícia tem caráter repressivo. A Guarda Municipal tem várias atribuições além de combate a criminalidade, mas a realização de ações e serviços de ordem social e de cidadania, na sua posição de Guarda Cidadã”, destacou Cristiane Prado.

Os alunos também participaram de uma palestra e puderam conhecer o veículo da Guarda Municipal e as suas operacionalidades.

Para a aluna Eduarda Vitória o desejo de se tornar Guarda Municipal cresceu ainda mais com os relatos das diversas atribuições desenvolvidas pela corporação. “Hoje com certeza é um dia pra ficar na história. Estou muito satisfeita com a presença da Guarda Municipal em nossa escola, e ainda mais com a oportunidade que me deram em realizar o sonho de poder comandar um pelotão, ainda que seja informal a dos alunos da escola. Mas a missão que me foi dada executei com seriedade e satisfação de poder sentir uma agente de segurança por um dia”, brincou.

A diretora da Escola Paulo Freire, Ivani Ferreira disse que os alunos estavam eufóricos com a presença da Guarda Municipal e esperaram a semana inteira por este momento. “Esse é um momento de socialização entre a escola, corpo docente, comunidade escolar e alunado. Para nós é gratificante receber em nossa escola profissionais que tem feito a diferença na vida de muitas crianças que querem ou manifestaram a vontade de seguir carreira militar. Fiquei surpresa com os vários serviços desenvolvidos pela secretaria de Defesa Social, e principalmente, pela Guarda”, comentou.

Outra escola que também recebeu a presença da Guarda Municipal na manhã de hoje, para uma aula prática, foi a EMEB “Gonçalo Domingos de Campos”, onde o aluno Paulo Roberto Nunes de Almeida, do 9º ano também manifestou o desejo de seguir a carreira militar. Na escola os alunos também puderam conhecer um pouco das atribuições da Guarda Municipal e tirar as dúvidas sobre o órgão de segurança municipal.  

Ficou acordado que a Guarda Municipal estará fazendo na unidade escolar um trabalho mais específico, com palestras e outras atividades afins.  “A Guarda Cidadã tem esse propósito de atuar nas unidades escolares em todos os setores, quer seja na ronda escolar ou na parceria de projetos educacionais, culturais e interativos. Estamos abertos para toda a parceria e a serviço de toda a população”, pontuou a sub-comandante Cristiane Prado.