Secretaria Municipal de Saúde inicia ações do ‘Outubro Rosa” no PSF Agua Vermelha


A próxima unidade a realizar o Dia D em alusão ao Outubro Rosa é o PSF Maria Galdina (Vila Arthur), onde haverá palestras sobre Câncer de Mama,Saúde Bucal e Prevenção de Câncer de Colo de Útero

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 04, a abertura das ações que serão realizadas durante a “Campanha Outubro Rosa”, nas unidades básicas de saúde de Várzea Grande. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio  da Secretaria Municipal de Saúde, tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Durante todo mês de outubro todas as unidades básicas de saúde irão  realizar exames preventivos (CCO), autoexames e palestras orientativas. Em cada uma dessas unidades haverá o Dia D da Campanha. A abertura das atividade no Programa Saúde da Família (PSF) do Água Vermelha, reuniu moradores, pacientes, servidores, em uma manhã bastante agradável de atividades como rodas de conversa, brincadeiras, realização de exames e palestras de conscientização.

A Superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Nigima Brasil, agradeceu toda a equipe da unidade que vem desenvolvendo um excelente trabalho na região e ainda reforçou aos moradores sobre a importância na realização dos exames de prevenção. “Vale lembrar que não só em outubro, mas em todas as épocas do ano, que devem ser observados os cuidados com a saúde mulher e atitudes devem ser tomadas. Todas as unidades estão aptas a realizar exames necessários de prevenção. O exame é simples, é rápido e pode fazer toda a diferença no tratamento se for diagnóstica precocemente qualquer tipo de câncer”, explicou a superintendente.  

A próxima unidade a realizar o Dia D em alusão ao 'Outubro Rosa' é o PSF Maria Galdina (Vila Arthur), onde haverá palestras sobre Câncer de Mama, Saúde Bucal e Prevenção de Câncer de Colo de Útero. Serão realizadas também coleta de exames preventivos, solicitação de mamografia, aferição de pressão e outros serviços disponibilizados às mulheres. As ações que visam reduzir a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero, em Várzea Grande, serão realizadas durante todo o mês de outubro em vários locais.                                                                                                  

Também fazendo parte das ações da campanha ‘Outubro Rosa’, no dia 06 (sexta-feira) a secretaria municipal da Saúde promoverá o “Cantinho Rosa”, cuja ação, se integrará ao mutirão social ‘Prati- Cidade’ no bairro Jardim União. O ‘Prati-Cidade' será realizado na Escola Municipal de Educação Básica “Mário Antunes de Almeida, das 8h às 16h. 

Já a partir do dia 11, o “Espaço Saúde e Beleza Rosa”, será realizado todas as quartas-feiras do mês de outubro das 13h às 18h em frente à sede da pasta. “Nesse espaço beleza terá pessoas realizando massagem corporal, parte de estética facial e o principal o autoexame das mamas e orientações sobre o tema”, afirma Nigima.