A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do vice-prefeito, José Hazama e de todos os seus secretários municipais, abriu nesta manhã (6), mais uma edição do mutirão social ‘Prati-Cidade’, que está sendo realizado na Escola Municipal de Educação Básica ‘Mário Antunes de Almeida’, no bairro Jardim União.

O evento, mais uma vez atende a um grande número de bairros. Além do próprio Jardim União, sede do evento, as ações de hoje estão levando serviços aos moradores de outros sete bairros, como Cohab Cristo Rei, Residencial 8 de Março, Jardim Vasconcelos, Hélio Ponce de Arruda, Maringá III e Boa Esperança.

Nesta segunda edição a novidade foi a adesão da Câmara Municipal que instalou um gabinete itinerante, que aproxima a população do Poder Legislativo, bem como apresenta a real função da Casa de Leis, explica quais são as funções de vereador e quem são os atuais legisladores do Município.

A prefeita anunciou ainda a construção de 3,5 mil casas populares, habitações que serão doadas as pessoas que vivem à margem da vulnerabilidade social, investimento que além do seu peso social, irá fomentar o mercado formal de trabalho na cidade, devendo gerar pouco mais de 3 mil novas vagas. Ainda nessa manhã, a prefeita Lucimar confirmou a construção de 16 creches municipais e a realização do concurso público com mais de 2,6 mil vagas.

Ao abrir o mutirão, a prefeita destacou que 'o ‘Prati-Cidade’, abrevia a necessidade das comunidades por ações do poder municipal. Pessoas com dificuldades no deslocamento, por exemplo, têm no mutirão uma gama de serviços como consultas, remédios, vacinas, emissão de documentos e até mesmo orientação jurídica”. Como fez questão de reforçar, essa descentralização das ações do poder público proporciona o atendimento pontual de necessidades de cada bairro. “Não tenho dúvidas de que todo o serviço prestado e de que todas as ações que mobilizam servidores, parceiros e comunidade, garantem dignidade ao atender de forma efetiva a população”.

O vice-prefeito, José Hazama, lembrou que todo o atendimento durante o evento, bem como as ações que são implantadas antes e após a sua realização, derivam de um esforço coletivo de todas as secretarias para minimizar ao máximo os problemas pontuais de cada bairro. “Eu como Administrador Regional do Cristo Rei, estou totalmente inserido na realidade desta comunidade e com uma edição sendo realizada aqui, no Jardim União, aproximamos ainda mais a comunidade da gestão municipal. Todos os bairros que fazem parte dessa edição do mutirão receberam intervenções pontuais, desde a limpeza de ruas, áreas verdes e córregos, até tapa-buracos e serviços de melhoria do DAE, iluminação pública. Estamos trabalhando em sincronia e de acordo as necessidades mais urgentes de cada localidade da região do Grande Cristo Rei”, afiançou.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, disse durante abertura que o ‘Prati-Cidade’, criado pela prefeita Lucimar Campos, é o maior projeto de cunho social já realizado em Várzea Grande. “Em apenas um dia de ação direta, como hoje aqui na escola ‘Mário Antunes de Almeida’, reunimos serviços da área de saúde, como consultas, exames de vistas, raio-x, fora os serviços sociais e de cidadania que são ofertados, inclusive, a assistência jurídica. O município vem até as pessoas para facilitar a prestação dos serviços. E essa iniciativa acaba contabilizando milhares de atendimentos diretos, sem contar as melhorias na infraestrutura que a escola sede recebe e que os bairros também recebem. O ganho geral é quase incomensurável”.

O secretário disse à comunidade, presente a abertura da edição de hoje, que são ações pontuais como essa e a gama de investimentos em andamento e já projetados, que levam a cidade a ter projeção e caminhar novamente para o desenvolvimento esperado.

O diretor da escola municipal, Sidnei Roberto de Souza, pontuou que o ‘Prati-Cidade’ atende as mais variadas necessidades das comunidades. “E o melhor de tudo é que os atendimentos são resolutivos, o que na minha avaliação, consiste no pleno exercício de cidadania”.

A secretária de Assistência Social, Kathe Martins, disse que o ‘Prati-Cidade’ não leva apenas serviços e atendimentos no dia em que é realizado. “O maior diferencial do nosso mutirão é o de avaliar com antecedência os bairros que serão beneficiados e duas semanas antes do dia do evento, equipes das secretarias de Obras, de Serviços Públicos e do DAE, vão in loco realizar serviços como limpeza de ruas e de terrenos baldios, de iluminação pública, patrolamento, tapa-buracos e ações pontuais na melhoria da distribuição de água. É um esforço conjunto para atender em 100% as demandas pontuais dos bairros e para ofertar aquilo que as comunidades realmente precisam”, destacou.

O vereador Pedro Paulo Tolares, que representou os parlamentares do Município durante a abertura do evento, disse que o ‘Prati-Cidade’ é um projeto que tem o aval de todos os vereadores várzeagrandenses. “Essa ação mensal aproxima Executivo e Legislativo, dá transparência as ações e atende demandas da população, além de conhecer cada vez mais cada uma dessas realidades”.

LIDERANÇAS – Morador do Jardim União há cerca de 40 anos, Moises Salvador, que é também presidente do bairro, disse que acompanhou todos os preparativos para o ‘Prati-Cidade’ e que todas as ações trazidas pelo poder público foram discutidas com antecedência com os moradores. “Há pelo menos duas semanas equipes da prefeitura passaram a atuar com mais intensidade no bairro, melhorando sensivelmente a realidade atual”. Como descreve foram realizados serviços de limpeza geral (áreas verdes, de remoção de entulhos e córregos), cascalhamento, pintura de meio fio e tapa buracos. Segundo ainda Salvador, quase seis mil famílias residem no Jardim União.

O presidente do bairro Hélio Ponce de Arruda - outro bairro beneficiado com essa edição – Rodrigo Oliveira, acredita que o mutirão social fortalece a atuação dos presidentes de bairros, pois as demandas passam a ser atendidas. “Para nós que estamos quase que diariamente encaminhando demandas à prefeitura, receber um evento desse tamanho é mais que bem-vindo, pois resolve várias situações ao mesmo tempo, sejam elas coletivas ou individuais. Acredito que todos ganham, principalmente, a prefeitura por estar presente, junto com a população”.