Prefeitura lança projeto piloto de coleta seletiva de lixo urbano


A ação conta com a parceria da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande, Igreja Luterana e comunidade em geral

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande lança o projeto piloto de Coleta Seletiva com entrega voluntária, inicialmente a ser implantado no bairro Nova Várzea Grande. O projeto é de responsabilidade da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que em parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande - ASSCAVAG, e Igreja Luterana, vai permitir ao município iniciar o processo de coleta seletiva e consequentemente estender a ação a mais bairros da cidade. O projeto ‘Seja Amigo do Catador’ será lançado neste sábado (7), nas dependências da Igreja Luterana.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes 40,5% dos materiais descartados na cidade são recicláveis, frente aos 12% não recicláveis e o restante, material orgânico. O município recolhe diariamente 170 toneladas de lixo, e muito material reciclável se perde sem o devido reaproveitamento. A coleta seletiva consiste no recolhimento dos materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico e vidro), que serão levados para a Associação dos Catadores.

Outra grande vantagem de se iniciar o projeto é quanto a utilização do aterro controlado da cidade que passa por processo de adequação para se tornar de fato aterro sanitário.

"Atualmente descartamos todos os nossos resíduos no aterro. Estamos buscando soluções responsáveis e o projeto pode ser um grande aliado. Por isso, buscamos a adesão satisfatória da população, para diminuirmos nosso lixo e consequentemente promover benefícios econômicos e ambientais para a cidade", disse; explicando que o programa de reciclagem ainda ajuda a diminuir a exploração de recursos naturais, contribui com a qualidade de vida da população, reduz o desperdício, diminui os gastos com limpeza urbana e ainda gera emprego e renda.

O município de Várzea Grande dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico que prevê políticas públicas para quatro setores o de abastecimento de água potável, o de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

“Estamos evoluindo em todas estas áreas, e iniciar um projeto de Coleta Seletiva já é um grande passo para se transformar em prática uma cidade melhor e um cidadão que contribui com nossas ações de manejo de resíduos sólidos. Esperamos que este início dê certo, aí vamos ampliar para todos os bairros”, explicou o secretário, dizendo ainda que “o projeto é simples, basta separar o lixo em úmido e seco. No lixo úmido, vai todo o material orgânico - caso das cascas de frutas e resto de alimentos. Já no lixo seco entram as embalagens. É muito importante observar a qualidade do material separado, as embalagens devem ser lavadas e estar livres de resíduos de alimentos ou outra sujeira, muitos materiais são perdidos por estarem sujos ou descartados de maneira errada”, pontuou.

Quanto à escolha do bairro Nova Várzea Grande, o secretário Breno Gomes, disse que essa região já passou por um processo de conscientização para realizar a execução da coleta seletiva. “Por essa razão estaremos reforçando a campanha no bairro aonde os moradores já vêm aderindo a essa prática, antes mesmo do lançamento do projeto. É um trabalho de conscientização de porta em porta que iremos realizar, além da divulgação chamando a atenção das pessoas para o descarte correto do lixo. “Em breve toda a cidade estará aderindo a esse programa. Por mais estruturado que seja nossos serviços, não conseguiremos manter a cidade limpa, bem cuidada e aprazível se não houver corresponsabilidades entre o poder público e a comunidade”.

“Essa ação permite ao catador, principal aliado do processo de reciclagem, um acesso mais rápido e higiênico aos resíduos descartados. Essa ação inicial de separação faz parte do processo de educação ambiental e da mobilização junto a sociedade para ajudar a solucionar o problema do lixo urbano, no município”, completou Breno Gomes.