Várzea Grande sedia dias 18, 19 e 20 de outubro, o curso nacional de “Tratamento de água para abastecimento público”. Promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) em parceria com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) o curso focará sobre processos de tratamento de água, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção final, correção de pH, fluoretação, monitoramento da qualidade da água e automação de processos.

Segundo o diretor presidente do DAE/VG, Ricardo Azevedo Araújo, será oportunidade para os técnicos do Departamento atualizarem conhecimentos e trocar experiência com técnicos de outros municípios brasileiros. “O evento promoverá a troca de experiência entre os participantes e o acesso as inovações tecnológicas, orientando técnicos de diversos municípios brasileiros para o melhor planejamento, gestão e monitoramento dos serviços de tratamento de água. O DAE/VG já garantiu a participação de sete técnicos de Várzea Grande no encontro, que visa debater os desafios do tratamento público de água e propor soluções de melhoria, além de ensinar na prática todas as fases de tratamento de água e distribuição”, informou Ricardo Araújo.

Também está previsto no curso, o tratamento dos resíduos gerados divididos nas fases preliminar, sedimentação, desidratação por filtros prensas, desidratação por prensa parafuso, desidratação por centrífugas, desidratação por geotecidos, secagem complementar por estufa, secagem complementar por leitos de secagem, e destinação final.

O instrutor do curso será o químico industrial Sidnei Lima Siqueira, especialista em engenharia de saneamento básico, e mestre em saneamento e ambiente. “Nosso instrutor tem experiência como professor universitário na área de saneamento básico e coordenou, por 27 anos, o tratamento de água realizado pela Sanasa de Campinas, no estado de São Paulo”, acrescentou o diretor presidente do DAE/VG, Ricardo Azevedo Araújo.

O curso de “Tratamento de água para abastecimento público” terá carga horária de 16 horas de atividades teóricas e visitas técnicas que serão realizadas nas Estações de Tratamento de Água de Várzea Grande, ETA 1 e 2. As aulas teóricas serão ministradas de 18 a 20 de outubro no hotel Hitz em Várzea Grande das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ao todo 40 vagas estão sendo disponibilizadas. Outras informações no site http://www.assemae.org.br/.