Obras de recuperação da malha viária continuam nos bairros e avenidas da cidade


A recuperação da estrada Doutor Paraná vai totalizar 4 quilômetros de via pública

A Prefeitura Municipal Várzea Grande está trabalhando durante toda a semana nos bairros Jardim Paula I, Marajoara, São Mateus, Parque Sabiá, Jardim Paula II e Frutal de Minas onde estão sendo executadas obras de recapeamento asfáltico, operação tapa-buraco, limpeza de boca de lobos dentro da programação  que vai melhorar a malha viária da cidade, além da  aplicação de lama asfáltica no trecho que compreende a estrada Doutor Paraná até a Ponte Sérgio Mota, totalizando 4 quilômetros de via pública.

Os trabalhos estão concentrados na manutenção do trecho da via Doutor Paraná até a Ponte Sérgio Mota, totalizando 4 quilômetros a serem recuperados com a aplicação de lama asfáltica. “A utilização da lama asfáltica prolonga a vida útil da pavimentação, além de proporcionar mais durabilidade no asfalto. A técnica proporciona maior resistência à pavimentação por impermeabilizar a capa asfáltica, impedindo a penetração da água corrente ou de chuva que causa o surgimento de buracos. A expectativa de durabilidade da lama asfáltica é de pelo menos três anos, estamos investindo cerca de R$ 500 mil na execução desta obra. É importante fazer novas pavimentações, porém é necessário também conservar o que já temos”, comentou o secretário de Viação, Obras e Urbanismo do município, Luis Celso de Moraes, destacando ainda que a Ponte Sérgio Mota é uma via de grande circulação de veículos, além de ser uma porta de entrada e saída para o município de Várzea Grande.

Os serviços que estão sendo executados por equipes da Secretaria de Infraestrutura do Município estão previstos para serem realizados durante esta semana. A limpeza geral do bueiro celular que corta os bairros Jardim Paula I e Marajoara é um dos  serviço que estão em andamento, bem como  os de patrolamento e encascalhamento nos bairros São Mateus, Parque Sabiá, Jardim Paula II e Frutal de Minas. Já no  bairro Construmat, 12 ruas estão recebendo os serviços de tapa-buracos. 

Segundo informou o titular da pasta, Luiz Celso de Moraes, as ações estão sendo feitas de acordo com as necessidades apresentadas por cada região. “A medida também tem como propósito, aproveitar o tempo seco uma vez que em novembro começa o período de chuvas o que compromete a realização de diversos serviços do setor de infraestrutura. Temos que acelerar os serviços neste final de período seco”, pontuou.

Por conta das obras, os condutores que trafegam nessas vias devem redobrar a atenção ao passarem nesses locais durante a semana. As equipes estarão trabalhando em uma faixa por vez, liberando o trânsito na outra faixa. ”Neste mês de outubro, os trabalhos de recuperação de ruas e avenidas da cidade, com a operação tapa-buraco, recapeamento, lama asfáltica, limpeza de boca de lobos e bueiros celulares, patrolamento, encascalhamento, entre outras intervenções, seguem cronograma e planejamento da secretaria de Viação, Obras e Urbanismo.

Para Luiz Celso, o trabalho de recuperação da malha viária ocorre de forma gradativa, uma vez que a malha asfáltica de grande parte da cidade é muito antiga e necessita de reparos. “Nossos serviços não param. Temos que garantir a segurança de quem trafega pelas ruas e avenidas da cidade, para isto estamos executando diversas obras além do recapeamento e operação tapa-buraco por toda a cidade. Já nos bairros que estão contemplados com o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento as obras também avançam com a implantação de esgotamento sanitário e novos asfaltos”, concluiu.