Prefeitura inicia mutirão de limpeza e conservação dos cemitérios


A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelos cemitérios do município.

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana deu início ao mutirão de limpeza  e manutenção nos 13 cemitérios públicos do município. O objetivo é o de proporcionar mais conforto e comodidade aos visitantes do local, além de preparar os espaços para o próximo dia 2 de novembro, quando ocorrerão as celebrações do Dia de Finados.

Os serviços incluem varrição, capina, raspagem, pintura dos meios fios, além do recolhimento de restos de velas e flores e de entulhos deixados após construções e reformas de túmulos, pintura de muro, iluminação pública e conserto de calçadas, além de limpeza de ruas no entorno dos cemitérios e poda das árvores existentes.

O secretário da pasta, Breno Gomes disse que ação visa também preservar ainda mais a estrutura das áreas. “Vamos intensificar os serviços com objetivo de melhorar a estrutura e proporcionar mais conforto a quem visitar os túmulos de familiares e amigos no Dia de Finados. No dia 2, será montada, nos cemitérios uma estrutura de segurança com guardas municipais e a logística necessária”.

Breno Gomes lembra ainda que várias famílias que possuem jazigos nos cemitérios aproveitam a data para efetuar pequenos reparos, e que devem ser feitos antecipadamente. “Os restos de materiais de construções devem ser retirados após a obra. Já a limpeza dos túmulos deverá ser realizada até o dia primeiro de novembro”, alerta o secretário. Afirmando ainda que a  limpeza desses locais acontece periodicamente, e o reforço é na  manutenção, principalmente, perto de datas comemorativas, como o dia das mães, dos pais e de finados. Além disso, muitas pessoas têm o costume de ir aos cemitérios antes do dia de finados, por isso a preocupação da prefeitura em deixar tudo organizado .

Além do mutirão de limpeza dos cemitérios, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também estará elaborando itinerários especiais do Sistema de Transporte Coletivo, com  a disponibilização  de circulação de linhas extras e horários que serão ampliados nas rotas próximas dos cemitérios municipais. A Guarda Municipal também estará trabalhando na organização do trânsito, principalmente, no entorno dos cemitérios.  A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelos cemitérios do município.

Várzea Grande possui 13 cemitérios  públicos: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição, e um cemitério particular, localizado no bairro Jardim dos Estados - Recanto da Paz.