Mais de R$ 1 milhão de recursos públicos municipais de Várzea Grande serão investidos, até o final deste ano, na troca de mais de 5 mil lâmpadas queimadas nas ruas e avenidas. Fora isto, uma nova metodologia está sendo implementada, a do georreferenciamento, com a identificação de todos postes da cidade que passarão a ser fiscalizados pela própria empresa vencedora do processo licitatório, a Engeluz, pela prefeitura e pela própria população.

“Iluminação pública garante segurança para a população, dá mais qualidade de vida para os moradores e valoriza imóveis e a própria cidade”, disse a prefeitura Lucimar Sacre de Campos, lembrando que estes recursos vêm do pagamento de impostos pagos pelo contribuinte e, portanto, tem que atender a todos os cidadãos.

A ação tem o objetivo de solucionar o problema de lâmpadas queimadas e ter uma Várzea Grande 100% com vias públicas iluminadas, seja na área central, rural e nos bairros. Integra o pacote de obras de um projeto maior, o Plano Municipal Sustentável de Mobilidade Urbana.

São quatro equipes de serviços públicos com quase 50 homens, caminhões e equipamentos que iniciaram os trabalhos na última segunda-feira (23) e seguem até 20 de dezembro.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, será para atender a demanda e manter um atendimento constante para a população. “As demandas apresentadas são mapeadas pelos técnicos da secretaria que dividiram a cidade em quatro grandes regiões para facilitar o trabalho que iniciou na área central e depois vai para os bairros”.

“A iluminação é fundamental para que haja maior uso da cidade e dos espaços públicos pela população que consequentemente gera mais segurança. Além do mapeamento já realizado, a partir de 20 de dezembro, quando finalizarmos as substituições das lâmpadas conforme nosso planejamento, também estaremos atendendo à demanda da população através de um número de telefone especifico, o 0800-779-2000 que estará sendo atendido na sede da própria secretaria”, completou o secretário.

Outras demandas do setor também serão providenciadas como instalações de postes de iluminação, concerto de braços instalados na parte superior dos postes; reposição de cabos; e manutenção em geral.