Secretaria de Obras intensifica limpeza de canais e bueiros em Várzea Grande  


Hoje os trabalhos estão concentrados nos bairros Costa Verde e Engordador

A secretaria de Viação, Obras e Urbanismo está intensificando os serviços de limpeza de bueiros celulares e canais para evitar o acúmulo de lixo e entulhos. Neste período de chuvas a medida evita alagamentos de ruas, calçadas e até de residências. Hoje os trabalhos estão concentrados nos bairros Costa Verde e Engordador. Os bairros Jardim dos Estados e Mapim serão os próximos a serem atendidos.

O titular da pasta, Luiz Celso de Moraes disse que é importante realizar a ação neste início do período de chuvas com mais intensidade, apesar de que os serviços já são realizados de forma rotineira. “Embora seja um processo permanente, elaboramos um plano preventivo para a limpeza de todos os canais, bueiro celular, boca de lobos e córregos que cortam vários bairros da cidade. A nossa intenção é minimizar o impacto causado pelas chuvas, principalmente nas regiões mais baixas da cidade e em locais que tem históricos de alagamentos”, disse.

O secretário Luiz Celso também pede a colaboração da população para não descartar lixo em lugares proibidos ou nas ruas. “Garrafas pet, papelões, latas de refrigerantes, entre outros, entopem as bocas de lobo, com ação das chuvas, levando o acúmulo de lixo para os córregos e rios e consequentemente causando pontos de alagamento. Os fenômenos causados pelas chuvas são os mesmos, porém estamos nos preparando para diminuir os pontos de alagamentos e maiores impactos”.

Nos bairros Santa Luzia, Vila Rica e Santa Clara, a secretaria de Viação, Obras e Urbanismo está executando os serviços de patrolamento e encascalhamento. A medida também é uma forma de amenizar os transtornos ocorridos no período de chuva, uma vez que os locais ainda não possuem pavimentação asfáltica.

“A manutenção da cidade com os serviços de obras e limpeza urbana faz diferença no cotidiano das famílias que moram nestes bairros, por isso estamos com antecedência limpando toda a cidade. Já os serviços de patrolamento e encascalhamento das vias, estão sendo executados para melhorar a trafegabilidade e diminuir também os impactos das chuvas nas vias que ainda não possuem asfalto”.

A Prefeitura Municipal Várzea Grande continua realizando nos  bairros Jardim Paula I, Marajoara, São Mateus, Parque Sabiá, Jardim Paula II e Frutal de Minas obras de recapeamento asfáltico e operação tapa-buraco, além de  aplicação de lama asfáltica no trecho que compreende a estrada Doutor Paraná até a Ponte Sérgio Mota, totalizando 4 quilômetros de via pública.

Segundo informou o titular da pasta, Luiz Celso de Moraes, as ações estão sendo feitas de acordo com as necessidades apresentadas por cada região. “A medida também tem como propósito, aproveitar o tempo seco uma vez que em novembro começa o período de chuvas o que compromete a realização de diversos serviços do setor de infraestrutura. Temos que acelerar os serviços neste final de período seco”, pontuou.