Várzea Grande terá ponto facultativo nessa sexta-feira


Os pacientes que tiveram consultas e exames marcados no período de 30 de outubro à 03 de novembro, terão os procedimentos remarcados e comunicados via telefone

A prefeitura de Várzea decretou ponto facultativo para os servidores públicos nesta sexta-feira (3), um dia após o feriado de Finados. O decreto Nº 80 de 30 de outubro de 2017, está publicado na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso.

O decreto não se aplica às atividades de emergência do setor público, tais como saúde, vigilância sanitária, limpeza pública, coleta de lixo, defesa civil, segurança pública e outras assim consideradas essenciais, e que não permitam interrupções. Esses setores funcionarão em sistema de plantão, regulados pelas respectivas pastas.

Como explica a prefeita Lucimar Sacre de Campos, sua decisão levou em conta os estragos da última chuva – ocorrida no dia 28 – que causou diversos estragos e avarias a prédios públicos, já que rajadas de ventos de mais de 100 quilômetros por hora foram registradas.

“Mesmo com inúmeras equipes em pleno trabalho desde o último sábado, pontos importantes de atendimento ao cidadão, como o Complexo de Especialidades Médicas – Postão - e algumas escolas necessitam de reparos mais específicos e até estruturais, como reconstrução de telhados”. Ainda como argumenta, os trabalhos de reparos estão comprometendo o funcionamento ou mesmo paralisando o atendimento, e por isso, fazer da sexta-feira ponto facultativo permitirá maior ritmo de trabalho na recuperação dos espaços públicos.

Equipes das secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, de Obras e Viação trabalham em conjunto com as pastas de Saúde e Educação para execução dos reparos emergenciais necessários. “Num primeiro momento fizemos o levantamento sobre os estragos, os custos e avaliamos a melhor forma de recuperar os locais atingidos. Agora estamos in loco trabalhando para que os consertos sejam feitos o mais breve possível e que a qualidade dos serviços impeça novos transtornos em razão das chuvas”.

Os munícipes que necessitarem de atendimento médico de urgência e emergência serão atendidos normalmente no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, localizado na Avenida Alzira Santana, s/n°, bairro Nova Várzea Grande, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas), do Ipase, localizada na Rua Guararapés n° 724, bairro Ipase.

No  Centro de Especialidades em Saúde - CES (Postão), a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande decidiu suspender o atendimento  durante essa semana, sendo retomada normalmente na próxima segunda-feira, 06.

Os pacientes que tiveram consultas e exames marcados no período de 30 de outubro à 03 de novembro, terão os procedimentos remarcados e comunicados via telefone. Não é necessário que o paciente se desloque até a unidade, o reagendamento será realizado pela própria unidade de saúde.

A Coordenadora do Centro de Especialidades em Saúde , Maria das Graças, garante que a unidade poderá retomar os atendimentos na segunda-feira, 06. “Os trabalhos de recuperação foram iniciados no sábado. O levantamento do prejuízo ainda não foi contabilizado, mas estimamos que tenha sido grande. Uma parte do prédio foi preservada, por isso vamos retomar os atendimentos com o espaço que temos enquanto recuperamos totalmente a parte mais danificada, o importante é retomar o atendimento à população”.