Saúde lança Campanha Novembro Azul de Conscientização sobre o Câncer de Próstata


Em Mato Grosso, a estimativa do Inca em 2017 aponta para ocorrência de 1.040 novos casos de câncer de próstata

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, dá início nesta quarta-feira (1ª) no Centro de Saúde do bairro Jardim Imperial a campanha Novembro Azul, que trata sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças inerentes ao sexo masculino. Todas as unidades de saúde do município estarão realizando atendimentos voltados para a saúde do homem no mês de novembro.

A intenção da Campanha Novembro Azul é levar informação sobre o câncer de próstata, sintomas, tratamento e principalmente contribuir na prevenção e reduzir os números de mortes por causa da doença que é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, já é o câncer. O público alvo da campanha são homens com mais de 40 anos.

O evento contará com palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, orientação de saúde e solicitação de exame PSA total.

“Todas as unidades estarão aptas a realizar os atendimentos neste mês de novembro e oferecer orientações aos homens quanto ao câncer de próstata, e também fará solicitações de exames para o grupo de risco”, pontuou Jordeline Saugo, responsável técnica pela saúde do homem.

Jordilene destaca que, além das ações que serão realizadas nas unidades de saúde, também haverá a blitz do Novembro Azul, onde haverá palestras em empresas estabelecidas em Várzea Grande. “O objetivo é atingir o maior número de pessoas possíveis. Desta forma, também será feito um trabalho de panfletagem em toda a cidade. O Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce e voltada aos homens”, explicou.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata está entre os quatro tipos de cânceres com maior incidência no mundo.

Em Mato Grosso, a estimativa do Inca em 2017 aponta para ocorrência de 1.040 novos casos de câncer de próstata.