Escola Municipal vencedora de prêmio representa Várzea Grande nos EUA


A premiação foi anunciada semana passada em Florianópolis durante a seletiva para escolha da escola que representaria a região Centro Oeste.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Emanuel Benedito de Arruda”, foi premiada com uma viagem para Estados Unidos. A premiação foi anunciada semana passada em Florianópolis - Santa Catarina durante a seletiva para escolha da escola que representaria a região Centro Oeste, na etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar (PGE).  A EMEB está localizada no bairro Santa Maria.

O prêmio é um reconhecimento pela unidade se tornar referência no Estado de Mato Grosso, vencendo o Prêmio de Gestão Escolar 2016/2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).  A escola se destacou no universo de 82 inscritas no Estado de Mato Grosso, nos processos de autoavaliação de projetos inovadores de gestão, competências escolar, além de elevação da média de 4.6 para 6.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A equipe gestora da escola embarca no próximo ano, para conhecer o processo de funcionalidade de gestão escolar pública implementada em escolas americanas.

Além da EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” outra escola de Várzea Grande se classificou entre as cinco finalistas do Prêmio Gestão Escolar. A EMEB “Abdala José de Almeida”, do bairro São Mateus conquistou o terceiro lugar na avaliação da etapa estadual.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e vice-presidente da UNDIME/Seccional Mato Grosso, Silvio Fidelis, a premiação é um reconhecimento ao esforço e dedicação de toda a equipe escolar e da Secretaria na promoção dos processos e planos de ação que possibilitaram as melhorias nas políticas públicas inovadoras dos projetos e avaliações, com isso, se elevou ainda mais a qualidade de ensino e a gestão da unidade escolar do município de Várzea Grande.

O secretário destacou também os avanços do sistema de ensino em Várzea Grande que estão apresentando resultados efetivos, já em 2017. “Já estamos colhendo os resultados almejados pela gestão. Pela primeira vez na História do município e do Prêmio de Gestão Escolar, uma escola municipal se classifica em primeiro lugar na etapa estadual. Tudo isso demonstra que estamos nos trilhos certos na efetivação do Plano Municipal de Educação (PME), com mudanças inovadoras no ensino aprendizagem, valorização do corpo pedagógico, além de reformas e ampliação na infraestrutura das unidades existentes e construção de novas escolas e creches com mobiliário moderno e sofisticado”.