Secretaria de Saúde promove ação do "Novembro Azul" no Ganha Tempo


Várzea Grande realiza nesta sexta-feira (10) ação do Novembro Azul no Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping

A fim de abranger os atendimentos voltados a Saúde do Homem, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande realiza nesta sexta-feira (10) ação do Novembro Azul no Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping. A medida é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Ganha Tempo do município.

De acordo com Jordeline Vitoy, responsável técnica pela Saúde do Homem no município, a intenção é levar informação sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças inerentes ao sexo masculino. Os atendimentos serão realizados todas as sextas-feiras durante o mês de novembro. Na oportunidade, será feito um trabalho orientativo sobre câncer de próstata, assim como verificação de pressão arterial e exame de glicemia.

“Fechamos essa parceria com o Ganha Tempo onde todas as sextas-feiras do mês de novembro estaremos com um stand da saúde na unidade do Várzea Grande Shopping conscientizando a população masculina que estiver visitando a unidade comercial e o Ganha Tempo”, enfatizou Jordeline.

A Campanha Novembro Azul em Várzea Grande teve início no último dia 1º. Outra novidade neste ano será a blitz do Novembro Azul, onde a Secretaria de Saúde irá promover palestras em empresas estabelecidas no município. “O objetivo é atingir o maior número de pessoas possíveis”, frisou Jordeline.

O Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce e voltada aos homens.

A intenção é levar informação sobre o câncer de próstata, sintomas, tratamento e principalmente contribuir na prevenção e reduzir os números de mortes por causa da doença que é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, já é o câncer. O público alvo da campanha são homens com mais de 40 anos.

Diante disso, durante todo o mês de novembro todas as unidades de saúde do município também estarão realizando atendimento voltado para a saúde do homem.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.