Várzeagrandense adere aplicativo para plantio de árvores


Endereço eletrônico prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br, e acesse o banner, ‘VG Verde’.

Várzea Grande está no caminho certo para concretizar um de seus mais importantes objetivos na melhoria da qualidade de vida da sua população: ampliar a área verde da cidade, tornando-a mais arborizada. E essa meta está sendo empreendida em parcerias, a principal delas é a adesão da população, que está fazendo de um aplicativo eletrônico, disponibilizado pelo Município, o caminho mais curto e eficaz para efetivação de plantios, tanto de árvores frutíferas como ornamentais nas frentes das casas.

No Dia da Árvore, comemorado no último dia 21 de setembro, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, lançou aplicativo eletrônico para tablets e smartphones ‘VG Verde’. O uso é gratuito e o solicitante pode pedir para que uma árvore seja plantada no endereço de sua preferência. Uma mensagem informa ao usuário qual a previsão de atendimento da solicitação e o plantio é realizado pelos técnicos da secretaria de Meio Ambiente.  O aplicativo pode ser encontrado nas lojas virtuais dos sistemas IOS, Android e Windows Phone, ou acessado pelo endereço eletrônico da prefeitura www.varzeagrande.mt.gov.br, ao clicar no banner, ‘VG Verde’.

Com pouco mais de 40 dias em funcionamento, 44 plantios de mudas foram solicitados via aplicativo, numa média de quase um pedido por dia até a data de hoje. Desses 44, 24 mudas já foram plantadas com acompanhamento do solicitante. Nas últimas semanas, foram contempladas áreas verdes localizadas no  Parque Paiaguás, na Passagem da Conceição e na Cohab Canelas.

A ferramenta eletrônica está dando continuidade e intensificando projeto municipal que prevê que áreas recém-urbanizadas pelo Município, como no Grande Parque Lago, região que foi a primeira a registrar a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que levaram redes de abastecimento de água, saneamento básico e asfalto. Nos cinco bairros beneficiados, as ruas asfaltadas ganharam investimentos dos moradores que construíram calçadas e agora investem em paisagismo, por meio do plantio de mudas.

Somente nessa região outras 153 mudas já foram plantadas, a maior parte em atendimento à demanda da própria população local. Além dos bairros beneficiados pelo PAC como Altos do Boa Vista, Jardim das Oliveiras, Jardim Ipanema, Parque São João e Parque Dom Diego, a ação se estendeu à região do Parque Flor do Ipê, no Carrapicho, incluindo também o Planalto Beira Rio, no Engordador e no Parque Ecológico Tanque do Fancho.

“Baixando o aplicativo e solicitando o plantio de uma árvore em um lugar onde o morador escolher, estamos concretizando um trabalho mais eficaz e também deixando os bairros mais verdes, floridos e limpos. O aplicativo ao ser baixado de forma gratuita, e uma ferramenta de gestão, que auxilia a secretaria do Meio Ambiente a executar esta tarefa de forma ordenada e com o consentimento do morador, ao mesmo tempo cumprindo a meta de tornar Várzea Grande uma cidade mais arborizada”, observa a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira.

A secretária lembra de uma importante etapa da construção de uma cidade mais verde, “é fundamental que haja conscientização em relação à conservação desse novo ambiente em construção, e novamente, poder público, parceiros e sociedade, devem estar juntos, pois as mudas são fornecidas pelo Instituto Verde e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O Município realiza o plantio e o morador cuida da árvore plantada. Essa união favorece na melhoria da qualidade de vida da população”.

COMO PARTICIPAR – O aplicativo pode ser baixado no aparelho móvel (tabletes ou celulares). Depois de concluído o processo de download, basta abrir o aplicativo e criar uma conta e endereço em Várzea Grande. As solicitações de plantios serão atendidas com 10 dias úteis após a confirmação do local.