Prefeitura reforça pintura de faixas com técnica de maior durabilidade

Mobilidade e segurança
Prefeitura reforça pintura de faixas com técnica de maior durabilidade

Mais 40 faixas serão implantadas na segurança do trânsito em Várzea Grande


27/11/2017    342

A secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana iniciou serviços de pintura de novas faixas de pedestres, o que totalizará mais 40 e reforço na sinalização horizontal, além da implantação de mais duas faixas com depressões na pista, os chamados sonorizadores. A nova pintura é do tipo termoplástica, ou quente, como é popularmente conhecida. Com isso, as faixas de sinalização terão excelente durabilidade e elevado grau de retro-reflexão, o que só contribui para que os condutores da cidade trafeguem dentro das normas estabelecidas.

O trabalho começou no bairro Jardim Glória II nesta segunda –feira(27). Já nesta terça-feira (28), as equipes de trabalho se concentrarão em frente ao Várzea Grande Shopping, nos dois sentidos da pista, e seguindo pelas principais avenidas da cidade e em pontos que segundo estatísticas são recorrentes em acidentes de trânsito. 

“Esta pintura terá durabilidade de, no mínimo, dois anos. A tinta é aquecida em 200 ºC, fixando-se melhor no asfalto. Isso representa mais segurança ao condutor, que vai estar mais atento quanto às faixas a serem respeitadas. Além de levar em conta o princípio da eficiência e reduzir os gastos com retoques”, explicou o secretário da Pasta, Breno Gomes

Ainda como investimento no trânsito local, a Prefeitura de Várzea Grande têm instalado nas avenidas da cidade e bairros placas indicativas de velocidade máxima permitida e sinais de trânsito, para melhor orientar os condutores de Várzea Grande.

Para esta ação, segundo Breno Gomes, os investimentos são da ordem de  R$ 100 mil, recursos próprios, e faz parte do projeto de revitalização e sinalização do trânsito, proporcionando a motorista e pedestre melhor trafegabilidade, garantindo maior segurança no seu trajeto.

Para evitar transtornos no trânsito os trabalhos serão realizados no período noturno. De acordo com o titular da pasta, Breno Gomes, a operação inicia às 22h e segue até às 4 da madrugada. “Essa é uma forma de evitarmos congestionamentos nas avenidas, principalmente as que detém um expressivo fluxo de veículos. Ainda assim, as vias não serão fechadas,  parte da pista estará aberta para que o trânsito não seja interrompido totalmente. Agentes da Guarda Municipal também estarão acompanhando os trabalhos, na orientação ao trânsito”.

O secretário salienta que melhorias nas sinalizações do trânsito foram realizadas em avenidas e ruas com maior desgaste, onde a sinalização já estava sem visibilidade. “O reforço na sinalização tem de ser feito todos os anos e de forma constante. Na primeira etapa da operação 258 ruas foram contempladas com melhorias na sinalização horizontal (faixas), vertical (placas), elevados (lombadas) e guard-rail (barreira), principalmente em regiões com maior fluxo de pessoas, como escolas, hospitais e comércio. Esta ação é a segunda etapa na implantação de mais 40 pontos”.

Além das faixas de sinalização horizontal e vertical a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana vêm investindo também na implantação de faixas elevadas, em trechos de grande fluxo de pedestres e veículos. “As faixas elevadas melhoram a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e obrigam os veículos a reduzirem ainda mais a velocidade nas vias públicas onde estão instaladas. As faixas elevadas seguem critérios da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Denatran)”, pontuou o secretário.

Por: Da Redação - Secom/VG