Encontro entre 'Amigas Empreendedoras' da região São Mateus promove amizade e autoestima


A palestra reforça a importância da autoestima e do empoderamento da mulher na família e em sociedade

Centenas de mulheres do projeto socioassistencial “Amigas Empreendedoras” da região do São Mateus participaram de uma tarde atípica do projeto, com a palestra que reforça a importância da autoestima e do empoderamento da mulher na família e em sociedade. O evento ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Católica Perpétuo Socorro nesta terça-feira (28).

A secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins falou sobre a importância da motivação da mulher para a conquista dos objetivos. “A motivação vem de dentro para fora, está dentro de cada uma de nós. Para ter autoestima, autoconhecimento e motivação é fundamental que tenhamos atitude, coragem e acreditar no potencial”,  explicou a secretária.

Para a coordenadora do projeto, Bernadete Miranda, a ideia para a realização dos eventos nas quatro regiões de Várzea Grande é fomentar e o despertar da autoconfiança e autoestima das integrantes do projeto, além de debater temas atuais importantes para as mulheres visando à saúde emocional e melhor desempenho nas funções do empreendedorismo.

Convidada para falar sobre o tema autoestima, a palestrante e pastora, Rosangela Almeida, disse que considera a autoestima um dos principais recursos do ser humano para viver, em especial a mulher que lida com a família e outros afazeres no complemento da renda familiar. “Mulheres precisamos estimular nossos filhos porque é na infância que  as crianças podem lidar com os sucessos e fracassos do dia a dia. Filhos de mulheres com autoestima alta são mais decididos e tem sucesso em todas as áreas", reforçou.

A pastora enfatizou no livro de provérbios 31,  que enumera as características da ‘mulher virtuosa’ - essa mulher possuiu multi papeis na sociedade, porém, às vezes desconhecem seu valor e potencial. A mulher precisa  exalar o verdadeiro perfume que existe no seu interior, que é a verdadeira felicidade.  

“A Secretaria de Assistência Social vem desempenhando sua finalidade e contribuindo para que as mulheres tenham autoconhecimento e empoderamento familiar e financeiro. Uma mulher com autoestima muda o mundo, autoestima é a alegria da vida. Esse projeto com certeza mudará toda a sociedade várzeagrandense. A autoestima pode trazer benefícios e sensação de bem estar e agir diretamente de forma positiva na saúde feminina. Em momentos de vulnerabilidade ou de problemas enfrentados, a imunidade é a primeira a ser afetada pela ausência da autoestima. É neste momento que as enfermidades acontecem. A autoestima é a maior aliada da nossa saúde”, disse.

A pastora destacou ainda que toda autoridade é constituída por Deus. “Esta gestão está cumprindo os projetos de Deus na terra, que é o fortalecimento do amor nas famílias e no meio social onde vivem. Com amor conseguimos atingir os objetivos pessoais, familiares e profissionais”.

Para Rosimeire Pereira de Souza, moradora do bairro Formigueiro, mãe de 3 filhos, a mulher tem que ter a autoestima mais elevada e pretende colocar toda as informações adquirida na palestra em prática. “A mulher tem o perfil mais amoroso e acolhedor, essas virtudes devem sobrepor a quaisquer circunstâncias negativas da vida. Seja como mãe, esposa e empreendedora. Assim aprendi hoje”.