Nova escola reforça oferta de vagas na Educação Infantil de Várzea Grande


O bloco Pedagógico é composto por seis salas de aula climatizadas e adaptadas com todos os itens pedagógicos necessários para o ensino

Estrutura física e ambiente adequado ao aprendizado é o padrão da Escola Municipal de Educação Básica “Professora Eliza Maria da Silva”, inaugurada nessa manhã (6), no bairro Cabo Michel. A unidade vai reforçar a oferta de vagas na rede municipal, reduzindo especialmente a carência represada por vagas na Educação Infantil. Todas as 300 vagas e suas 12 turmas estarão voltadas ao ensino de crianças de 4 e 5 anos.

"Esta escola chega para o atendimento da comunidade de forma completa, mais que isso, atende a uma faixa etária que ficou por anos relegada no planejamento educacional do Município e se volta à educação da primeira infância”, pontuou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis.

A nova escola possui uma estrutura moderna, contando com quatro blocos distintos: o administrativo, de serviços, pedagógico e o pátio coberto para recreações. O bloco administrativo conta com as salas da secretaria, da gestão escolar, dos professores, o almoxarifado, a sala da coordenação pedagógica, além de dois banheiros sociais.

O secretário fez questão de reforçar durante a inauguração dessa escola que a Educação vai fechando o ano com saldo mais que positivo e “positivamente superando expectativa do que foi planejado e em relação às metas e investimentos em 2017 foram superadas, com um orçamento de R$ 181 milhões que será elevado para R$ 207,39 milhões no próximo ano, conforme o estabelecido no Orçamento da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande”, afirmou Silvio Fidelis.

“Estamos nos dedicando em fazer um trabalho enriquecedor e estruturante na educação. As instalações são de qualidade, não só a questão da estrutura física, mas também de todo trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido dentro das escolas da rede municipal. Educação é uma luta constante, abrimos novo concurso, temos equipamentos funcionando, investimos em quadras poliesportivas, a merenda, o material e o uniforme escolar também foram nossas prioridades de investimentos em 2017. No próximo ano, uma nova remessa de uniformes será distribuída aos alunos da rede municipal antes do início das aulas, em 19 de fevereiro de 2018, e a construção de mais 16 unidades infantil ”, completou o secretário Silvio.

A diretora da escola, Ângela Maria Santana, explica que a unidade foi entregue em sua totalidade. “Está tudo pronto e perfeito para o início do nosso primeiro ano letivo”.

A escola homenageia uma ex-professora, bastante atuante em Várzea Grande, falecida em dezembro do ano passado, aos 94 anos. A professora Eliza Maria da Silva deu aulas ao secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos e teve seu nome escolhido, como destacou, “como uma reconhecida homenagem a uma pessoa guerreira, de caráter e que fez a diferença no ensino da nossa cidade”, pontuou o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos.

O nome da professora Eliza foi confirmado por meio de um projeto de lei de autoria do vereador João Tertuliano de Barros Filho (Joãozito).

A família da mais nova patrona esteve presente, representada por irmãos, filhos e netos. O momento que marca o primeiro ano de falecimento da professora Eliza foi marcado por muita emoção, saudade e agradecimentos.

ESTRUTURA - A nova escola possui uma estrutura moderna, contando com quatro blocos distintos: o administrativo, de serviços, pedagógico e o pátio coberto para recreações. O bloco administrativo conta com as salas da secretaria, da gestão escolar, dos professores, o almoxarifado, a sala da coordenação pedagógica, além de dois banheiros sociais. A unidade totaliza mais de 851,63 m² de área construída.

O bloco Pedagógico é composto por seis salas de aula climatizadas e adaptadas com todos os itens pedagógicos necessários para o ensino, além de uma sala de recursos multifuncionais para o atendimento especializado. Há ainda o bloco de serviços com a copa, despensa, depósito, área de serviço, banheiro para funcionários e dois banheiros para os alunos.