Guarda Municipal desencadeia operação 'Natal e Ano Novo' na região central

Segurança
Guarda Municipal desencadeia operação 'Natal e Ano Novo' na região central

O objetivo é garantir segurança e tranquilidade para população em um período em que a circulação de pessoas no centro e nas lojas é bem expressiva


11/12/2017    1725

Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, os principais centros comerciais de Várzea Grande tendem a receber cada vez mais clientes, o que também gera grande circulação de dinheiro e pessoas. Para aumentar a segurança da população e dos comerciários, a Guarda Municipal de Várzea Grande inicia, nesta segunda-feira (11) a operação "Natal e Ano Novo", com ações na região do Centro da Cidade envolvendo o contingente operacional e a parte administrativa da instituição. A Guarda Municipal é vinculada a Secretaria Municipal da Defesa Social.

O patrulhamento ostensivo e preventivo será reforçado nesta área, visando coibir práticas criminosas por oportunistas que tentam roubar, aliciar ou até praticar sequestros relâmpagos.

O objetivo, afirma o secretário municipal da Defesa Social, Alexander Torres Maia, é garantir segurança e tranquilidade para população em um período em que a circulação de pessoas no centro e nas lojas é bem expressiva.

"Neste período aumenta a circulação de pessoas e também a movimentação de dinheiro. Por isso, a Prefeitura está colocando na área central guardas municipais para ajudar a oferecer mais segurança e tranquilidade ao cidadão na hora de passear com a família ou fazer compras. A ‘Operação Natal e Ano Novo’ tem como foco principal o patrulhamento comunitário e prevenção de ilícitos com a finalidade de garantir a segurança na área central, praças e parques públicos municipais. A extensão dos horários de atendimento ao consumidor permitirá a população efetuar as compras no período noturno, após o horário de trabalho e isso gerará aglomeração nas ruas, necessitando de maior segurança”, explica o secretário. 

De acordo com o comandante da GM, Evandro Homero Dias, a Guarda Municipal vai manter observação permanentemente e também orientar munícipes e comerciantes para que adotem medidas de precaução, além de blitz com abordagem de condutores e motociclistas. Todo o comércio de Várzea Grande será coberto com rondas na parte comercial.

“As rondas dos agentes ocorrerão principalmente por motocicletas, mas também estarão integradas na operação viaturas garantindo o rápido acompanhamento e abordagem de suspeitos durante eventuais ocorrências. a Guarda vai focar o trabalho na prevenção. Com a presença dos agentes na parte comercial da cidade inibe possíveis furtos e roubos às pessoas que estarão realizando as compras de Natal e do Ano Novo. Também ajuda a prevenir possíveis assaltos aos estabelecimentos comerciais, que se tornam vulneráveis nesse período, devido ao grande fluxo de vendas”, disse.

Além de reforçar o patrulhamento nas vias de maior concentração de público durante o período que antecede as festas de final de ano, a Guarda Municipal também divulga cinco dicas básicas de segurança:

1 - Evite carregar altas quantias em dinheiro, dê preferência ao uso de cartões de débito e crédito;

2 - Evite usar o telefone celular em vias públicas para não se tornar um alvo fácil;

3 - Evite aceitar ajuda de estranhos;

4 - Caso esteja acompanhado de crianças, caminhe de mãos dadas e não tire a atenção delas;

5 - Não adquira produtos de procedência duvidosa.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG