Guarda Municipal de Várzea Grande desenvolve ações na redução de acidentes de trânsito e de crimes nas ruas da cidade


Resultados positivos são oriundos de investimentos em capacitação técnica dos agentes e parcerias de ações com  a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso

A Guarda Municipal de Várzea Grande encerra o ano de 2017 com números positivos e resultados satisfatórios. É o que afirma o comandante da corporação, Evandro Homero Dias. Ele aponta os investimentos na profissionalização dos agentes e a parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em ações de repressão à violência e criminalidade, os principais fatores que contribuíram para uma atuação eficiente da Guarda Municipal de Várzea Grande no ano de 2017.

Segundo Homero, a Guarda Municipal possui um papel fundamental na segurança pública da cidade e os números comprovam essa demanda. Durante este ano, foram registrados 248 boletins de ocorrências resultantes de crimes e 1.799 atendimentos operacionais recebidos pelos agentes. As rondas escolares que além de trazerem a segurança à comunidade escolar inibem a venda de drogas próximo às escolas do município chegaram, a 2.021 ações durante o ano de 2017.

A Guarda Municipal também dá apoio a eventos realizados pela Prefeitura Municipal, e, esses registros somam 1.029 atendimentos. Já as operações integradas com a Polícia Militar somaram 82 no total. “Somente os atendimentos às unidades de saúde de Várzea Grande foram 1.501 atendimentos. Isso demonstra que a demanda social e de segurança da Guarda Municipal é extremamente importante. A população precisa de apoio diariamente e nós da Guarda Municipal estamos prontos para  atender”, disse o comandante Evandro Homero Dias.                                                                     

Outro aspecto que contribuiu para a atuação positiva da corporação durante o ano de 2017 foram os investimentos feitos na capacitação dos agentes da Guarda Municipal que somados representam 642 horas/aulas com 26 diferentes temas abordados, a exemplo de como lidar com pessoas que moram nas ruas, combate a entorpecentes, e inúmeros outros temas. “Possuímos um setor de ensino que aposta em agregar valor à atividade da corporação. A população ganha com essas ações pois terá um agente mais preparado e qualificado e próprio agente é beneficiado com o crescimento na carreira”, explicou Homero. 

O comandante também explica que a reorganização no sentido das ruas da cidade e atuação da Guarda Municipal em pontos críticos diminuiu os acidentes de trânsito em Várzea Grande. “Os acidentes, sem vítimas fatais, vêm reduzindo desde 2015. Se compararmos 2015 a 2016 teve uma redução de 12%. Este ano – até o mês de novembro – os registros com danos materiais e lesões somam 1.067 registros. São 296 casos a menos”, destaca Homero. 

E, para intensificar a atuação no trânsito e segurança nas ruas, a Guarda Municipal, está realizando desde o dia 11 deste mês de dezembro, a operação Centro Seguro, nas ruas de Várzea Grande. O objetivo é levar mais segurança para a população que busca o centro comercial da cidade para as compras de final de ano, e, muitas vezes os horários de atendimentos das lojas se estendem até mais tarde. A operação que segue até o mês de janeiro, visando a circulação de pessoas no comércio pelas ofertas de queimas de estoque tradicionais do período, também se estende ao centro comercial do grande Cristo Rei.