Nem o corre-corre das compras de última hora tirou a atenção dos várzeagrandenses para a Praça Aquibadan. Localizada no coração da cidade, o espaço passou a ser o ponto de encontro das famílias nesse mês ao ofertar um belo cartão postal com o cenário natalino montado pela prefeitura. E na noite de ontem (22), consumidores, famílias, pedestres, crianças e até mesmo trabalhadores que conseguiram sair mais cedo se misturaram e viraram expectadores de mais uma noite cultural, a penúltima da programação dessa terceira edição do ‘Natal Feliz’.

O ponto alto das apresentações ficou por conta do show da Banda Municipal que executou músicas do presente e do passado, como um pout-pourri dos anos 70, sucesso da cantora Adele e ainda um tributo a Michael Jackson. As músicas embalaram o público que interagiu cantando cada uma das músicas executadas.

O ‘Natal Feliz’, que entrou no seu último final de semana, está levando para o centro da cidade shows de músicas, de danças, apresentações culturais e todo o cenário que representa do Natal, como a Casa do Papai Noel que pode ser visitada a partir das 19h, e ainda cenários coloridos e que remetem ao espírito natalino. Toda a programação, assim como a visitação, é gratuita e será encerrada hoje, dia 23.

A dona-de-casa Tania Hermínia de Mello, do Jardim Panorama, estava fazendo compras na região e viu a movimentação na praça e se interessou. Pegou o celular e chamou a família para participar do evento. “Não sabia que estava tão bom, tão animado e tão decorado. Meus filhos já são adultos e esses cenários de Natal acabam passando batido, mas eu estou adorando. O restante das compras fica para amanhã”.

E o ‘Natal Feliz’ que tanto encantou a dona Tania foi aberto na noite de ontem com a apresentação da Associação Caminhando para mais um Sonho (Acamis), de Várzea Grande, que levou uma orquestra de flautas formada apenas por meninas, que executaram músicas natalinas e também sucessos atuais como a canção ‘Despacito’. A Acamis apresentou com outro grupo de crianças assistidas a música ‘Noite Feliz’, traduzida por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

A Associação de Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT), com sede em Várzea Grande, trouxe para o público apresentações de dança de salão, de Siriri e de Cururu. Passaram pelo palco da Praça Aquidaban ontem à noite o ‘Coral Vozes de Várzea Grande’ formado apenas por servidoras do Município, que sob a regência da maestrina Sônia Mazetto, cantaram clássicos bastante conhecidos como Aleluia e Noite Feliz, a dupla Pablo e Guilherme, a Comitiva Tchau Obrigadu e a Banda Municipal.

O ‘Natal Feliz’ levou para a Praça Aquidaban parte do artesanato local representado em artigos confeccionados e produzidos por meio do apoio e fomento da Casa de Artes. Quem visitar a praça poderá acompanhar artesãs tradicionais do Distrito de Limpo Grande, em plena produção em seus teares manuais. Ontem, a artesã Lucinei Antônia Pereira estava fazendo jogos americanos no tear. São sete peças, das quais quatro estavam prontas. Em exposição está uma rede confeccionadas por longos três meses por Lucinei.

Além da rede estão em exposição e à venda doces, artigos para presentes, utilidades, produtos em couro, arte sacra e artigos para decoração.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos acompanhada de seu esposo, o secretário de Assuntos Estratégicos e de secretários municipais, participou de mais uma noite do ‘Natal Feliz’. “Não há dúvidas de que o nosso evento já faz parte da programação de final de ano de Várzea Grande, é um evento esperado pelas famílias, pelo comércio, pelas entidades filantrópicas e especialmente pelos nossos artistas amadores que têm nesse palco aqui da praça Aquidaban uma oportunidade de apresentar seu talento. Por aqui estão passando escolas, entidades assistenciais, duplas, cantores e cantoras e cada um, a seu modo e acordo com seu talento, vai reforçando e perpetuando nossas tradições”.

A prefeita disse ainda que o maior objetivo do evento, além de fomentar o movimento de final de ano no Centro da cidade, e proporcionar a união, trazer famílias para uma noite cultural gratuita e dentro do espírito natalino.

A prefeita lembrou ainda que várias secretarias municipais estão comprometidas com o ‘Natal Feliz’, objetivando proporcionar um final de ano especial a todos. “Queremos que nossa população tenha orgulho de viver em Várzea Grande e tenha uma opção gratuita e com qualidade para aproveitar essa data tão especial. Contamos com a presença de todos no projeto 'Natal Feliz', convida a prefeita Lucimar Campos.

Além do aspecto cultural, o ‘Natal Feliz’ reúne na praça de alimentação algumas das mais atuantes entidades filantrópicas, que por meio da comercialização de doces, salgados, bebidas e comidas típicas, arrecadam recursos para a manutenção de seus projetos.

“Saí do serviço que é bem aqui do lado da Praça e vim jantar, enquanto janto essa Maria Izabel, vou curtindo as apresentações. Gostei muito da dupla sertaneja e esse início da Banda Municipal foi muito bom”, disse a comerciária Regina Marques.

PROGRAMAÇÃO – A última noite de apresentações do ‘Natal Feliz’ tem início às 19h com os alunos da academia Luciana Lins, dos cantores Jéssica Martins e Nelson Cristal e da Banda Municipal de Várzea Grande.

O ‘Natal Feliz’ tem início com a chegada do Papai Noel que abre a programação da noite.