Serviços Públicos alcança resultados positivos no ano de 2017 na execução do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Gestão Sustentável
Serviços Públicos alcança resultados positivos no ano de 2017 na execução do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

No setor de Iluminação Pública a meta para 2018 é realizar 20 mil manutenções


27/12/2017    2945

A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade urbana implantou em 2017 novas políticas visando fornecer melhores serviços públicos aos cidadãos tendo como principal objetivo as necessidades da sociedade, o que foi possível garantir resultados positivos no ano de 2017. Todas as ações foram alinhadas ao plano estratégico de Mobilidade Urbana Sustentável que tem a finalidade de ordenar a paisagem urbana do Município e melhor a qualidade de vida da população.

A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana registrou em 2017 avanços nas prestações de serviços em todos os setores inerentes a pasta. As ações de limpeza pública, iluminação, fiscalização, sinalização viária e coleta de lixo foram ampliadas no atendimento das necessidades básicas da população. Com um orçamento de R$ 40 milhões, destinados para 2018, a secretaria vai ampliar Ainda mais a oferta desses serviços.

“Durante todo o ano trabalhamos de forma árdua em todos os setores para melhorar ainda mais o aspecto urbanístico de Várzea Grande. A Gestão Pública investiu em obras de infraestrutura e em serviços essenciais a população. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana fecha 2017 com saldo positivo, e para 2018 novos investimentos já estão assegurados, com novos maquinários e equipamentos que irão reforçar e ampliar ainda mais a qualidade dos serviços que são realizados pela pasta”, garantiu Breno Gomes.

A secretaria de Serviços Públicos coletou neste ano 60 mil toneladas de lixo em toda a cidade, garantindo assim o recolhimento regular do lixo doméstico, feitos nos bairros e avenidas, obedecendo sempre a um cronograma estabelecido pela própria pasta.

“Conseguimos melhorar essa prestação de serviço, mas trabalhamos para avançar mais. Com o melhoramento da malha viária chegamos com a prestação do serviço em lugares que eram impossível passar caminhão coletor, como exemplo os bairros que estão sendo beneficiados com o Programa de Aceleração do Crescimento PAC-Asfalto, no Grande Cristo Rei e na região do Ikaray, bem como as obras do bairro Figueirinha. São ações importantes que somadas elevam o padrão de prestação de serviços essenciais prestados pela prefeitura”.

Breno destaca ainda o projeto piloto de coleta seletiva de responsabilidade social – “Seja amigo do catador” – que foi implantado no bairro Nova Várzea Grande, e que se trata de uma ação sustentável iniciada e trará a médio prazo resultados. O projeto piloto visa à promoção de uma mudança de hábito e de comportamento da sociedade que contribuirá na diminuição da degradação do Meio Ambiente e dessa forma também, gerar renda aos catadores da cidade. O projeto que faz parte do Plano Sustentável para a Mobilidade Urbana conta com a parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, empresa Locar e Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande – ASSCAVAG.

No setor de Iluminação Pública a secretaria de Serviços Públicos executou 15 mil manutenções, em trocas de lâmpadas, de relês, braços e postes de iluminação. Os serviços foram realizados em todos os bairros e avenidas de Várzea Grande, levando em consideração as ações diárias planejadas e os atendimentos executados por meio de solicitações feitas via Ouvidoria Cidadã e os registrados na própria secretaria. A meta para 2018 é realizar 20 mil manutenções.  

Mais de cem faixas de sinalizações viárias foram instaladas em vários pontos da cidade, principalmente em frente às escolas das redes municipal e estadual garantindo mais segurança aos estudantes e pessoas que trafegam pelo local. Quarenta escolas foram contempladas com esses serviços e cinco unidades de saúde foram implantadas faixas elevadas.

Em maio deste ano, a Avenida Alzira Santana passou a operar em sentido único até o Posto Free. “Essa alteração foi necessária para melhorar a fluidez do trânsito, nesta região central da cidade. Estudos já estão finalizados para implantação de novas alterações de trânsito a serem executadas no ano de 2018, em locais de grande circulação de veículos”, assegurou Breno Gomes.

O setor de limpeza pública realizou mutirão de limpeza e serviços de pintura de meio fio em 35 bairros entre eles: o São Mateus, Jardim Glória, Jardim Ikaray e Imperador, em 27 Cohabs e em 18 Avenidas. “Foram intensificados os serviços de limpeza geral nos bairros e renovada a pintura de meios fios na revitalização das comunidades. Tanto os 14 cemitérios públicos municipais bem como os parques ecológicos Tanque do Fancho, Parque Bernek e Flor do Ipê também foram revitalizados. Foram recolhidas 18 mil toneladas de entulhos nestas localidades. Já o relatório simplificado do Código de Fiscalização de Postura registrou 4.775 notificações dadas a donos de terrenos em situação de abandono.

Breno Gomes lembra ainda que a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realizou neste ano, obras e melhorias no Terminal de Passageiros do Transporte Público Andre Maggi. “Neste ano implantamos e restauramos 100 pontos de ônibus. Já para o próximo ano serão implantados 30 novos pontos. Temos trabalhado de forma criteriosa neste setor para que a população não seja penalizada com os impactos financeiros em reajustes de passagens do transporte coletivo. No ano de 2017 o município não autorizou reajuste”, disse o secretário informando que em 2018 o município irá ganhar ônibus novos e com ar condicionado para atender a todos os bairros da cidade. 

“O ano de 2017 foi o de entregar resultados e conquistar a confiança do população na oferta de serviços. Desenvolvemos várias ações inclusivas e que tiveram a participação da população. Inovamos ao iniciar a coleta seletiva de resíduos sólidos e acredito que em breve Várzea Grande poderá ser referência neste setor. Trabalhamos de forma integrada com as demais Pastas da Administração Públicas e os resultados apareceram, no nível de satisfação dos cidadãos. Muitos projetos já planejados para 2018 para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos várzeagrandenses”, concluiu o secretário.

Por: Kátia Passos - Secom/VG