Moradores do Nova Várzea Grande aderem ao projeto "Coleta Seletiva"

Meio Ambiente Sustentável
Moradores do Nova Várzea Grande aderem ao projeto "Coleta Seletiva"

Moradores interessados em se cadastrar ao projeto ‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’ podem fazer contato pelo telefone: 3682-1297


01/02/2018    2085

Servidores da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana e trabalhadores da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande (Asscavag), deram início nesta quinta-feira (01) a entrega de sacolas plásticas (100 litros) para os moradores do bairro Nova Várzea Grande, onde está sendo desenvolvido o projeto ‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’.

A ação tem por objetivo estimular a reciclagem de papel, plásticos e metais além de proporcionar e despertar na população uma consciência ecológica, visando à transformação da realidade e o respeito ao meio ambiente.

“Estaremos até sábado ao meio dia fazendo a entrega das sacolas, às famílias que foram cadastradas, no Nova Várzea Grande. Já na próxima terça-feira voltaremos ao bairro mas desta vez, fazendo a coleta dos materiais. Após recolhidos esses resíduos serão encaminhados para a cooperativa, onde serão separados e comercializados ”, informou a catadora Valquíria Pereira de Barros.

No total, a Asscavag recolhe por mês 200 toneladas de matérias recicláveis, principalmente papelão. Esse volume é vendido para grandes indústrias dos Estados de São Paulo e Santa Catarina. “A parceria com o município vai possibilitar o aumento desse volume coletado vez que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana estará fazendo a coleta e destinação dos materiais selecionados”, avaliou  Valquíria Barros.

O projeto ‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’, foi elaborado pela Associação, em parceria com a secretaria de Serviços Públicos e apoio da Câmara de Vereadores.

O vereador Ícaro Reveles, participou da ação representando a Câmara de Vereadores. “É importante que os moradores de fato contribuam com esse projeto e que mantenham de forma rotineira a coleta seletiva dos materiais recicláveis. Acredito que esta parceria entre o Poder Público e a cooperativa se estenderá a todos os bairros de Várzea Grande em um curto espaço de tempo.O Nova Várzea Grande faz parte de um projeto piloto que acreditamos que já deu certo. Vamos ter uma cidade sustentável e economicamente correta, com está prática simples, mas que necessita do querer de cada morador do município. Vamos formar esta corrente em favor ao meio ambiente e o bem-estar de nossa população ”, comemorou.

A moradora do bairro, Laura Figueiredo aprovou o projeto e disse que antes mesmo dele ser colocado em prática no bairro já fazia a seleção dos resíduos sólidos e de materiais que podem ser reciclados. “Esse projeto vem ao encontro da nossa necessidade de também colaborar com o meio ambiente. Espero que todos os moradores dos bairros da nossa cidade realmente façam a mantenham de forma rotineira essa ação que está sendo desenvolvida pela Prefeitura e pela Associação dos catadores”.  

O pastor Darlan Davi Ulresti, também morador do bairro Nova Várzea Grande disse que esse projeto é importante tanto para o meio ambiente como para a qualidade de vida dos moradores do bairro. “Se todos fizerem a sua parte teremos uma cidade mais limpa e mais agradável para se viver”.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes disse que o município de Várzea Grande tem aplicado políticas públicas voltadas para o senso de responsabilidade na preservação do meio ambiente, e neste contexto é necessário mobilizar a comunidade para sua participação efetiva e também ativa para que o projeto da coleta seletiva dê certo. “É importante que os moradores façam a separação daquilo que pode ser reciclado e reutilizado. A coleta seletiva ajuda também a reduzir focos do mosquito Aedes. O lixo bem acondicionado e fechado ajuda a afastar invasores, como baratas, mosquitos e até animais peçonhentos. É dever do gestor público adotar medidas preventivas e saneadoras, em prol do meio ambiente, mas também deve existir o comprometimento do cidadão com a causa, visando assim uma cidade sustentável, pontuou.

SERVIÇO: Moradores interessados em se cadastrar ao projeto ‘Coleta Seletiva com Educação Sustentável’ podem fazer contato pelo telefone: 3682-1297 ou ainda 98146-0126 e falar com (Valquíria). A Asscavag está localizada no bairro Cidade de Deus, na Rua Turquesa, onde recebe todo tipo de materiais recicláveis secos na sua unidade.

Por: Kátia Passos - Secom/VG