Várzea Grande conclui primeira etapa do Concurso Público com provas para Educação


Na segunda etapa, 34 mil candidatos farão a prova no dia 25 de fevereiro para demais cargos da Administração Pública

A prefeitura de Várzea Grande e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) concluíram ontem (4) a primeira etapa do Concurso Público municipal com provas aplicadas exclusivamente a candidatos aos cargos da secretaria de Educação. Um total de 21.076 inscritos disputaram as 1.106 vagas existentes para diversas funções. No próximo dia 25, serão aplicadas as provas aos candidatos para os demais cargos disponibilizados, finalizando a seletiva municipal.

O certame é o maior já realizado pela prefeitura de Várzea Grande ao ofertar 2.678 vagas para o preenchimento de cargos nas as áreas administrativa, educacional e da procuradoria, o que atraiu cerca de 56 mil inscritos, dos quais 21.076 à Educação e outros 34 mil para dezenas de outros cargos.

Essa primeira etapa foi considerada de sucesso, tanto pela gestão municipal como pela UFMT, ambos consideraram o período tranquilo, já que as ocorrências registradas são “tidas como corriqueiras”, pela Universidade.

“Todos os candidatos presentes puderam realizar suas provas sem qualquer intercorrência, aplicando o conhecimento adquirido durante a preparação ao concurso. Não temos dúvidas que começamos com o pé direito e que esse - que é o maior concurso já realizado pelo Município – entrará positivamente para história com razão do êxito obtido pela Gestão e pela UFMT”, pontuou o secretário municipal de Administração, Pablo Pereira.  

O número de faltosos/ausentes foi estimado em 25% pela Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e deverá estar relacionado em cerca de três, após a computação da relação dos presentes nos 35 locais onde as provas foram aplicadas. O gerente de Exames e Concursos da UFMT, Abraão Lincoln de Oliveira Souza, avalia que o percentual de 25% de ausentes, mensurado de forma preliminar, é considerado significativo, já que em média em concursos, esse volume atinge 20%. “O que entendemos desse percentual é que muitos fazem as inscrições sem qualquer preparação e acabam não comparecendo à prova”. Ele destaca que o concurso superou as expectativas em relação às ocorrências, visto atrasos sempre acontecem, como também algumas eliminações por causa do celular trazido junto à mesa de provas, algo vetado pelo edital.

Abraão destaca ainda alguns problemas estruturais em unidades escolares do Estado que iniciaram reformas após fecharem participação com a UFMT. “Tivemos de nos adaptar, mas esse contratempo não prejudicou os candidatos ou o andamento do processo no dia de ontem”. De antemão, a UFMT anuncia que essas unidades que apresentaram problemas estruturais nessa etapa, não serão mais utilizadas na segunda e última do concurso, no dia 25.

Seguindo o estabelecido no edital 01, a Secretaria de Articulação e Relações Institucionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulga ainda hoje os gabaritos e amanhã (6) tem início o prazo para os recursos contra as questões, se houver. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.concursos.ufmt.br/Portal/, para se informar sobre o cronograma de divulgações desse edital.

O secretário municipal de Administração, Pablo Pereira, reforça a peculiaridade deste edital que traz orientações específicas que devem ser observadas e implementadas. “Para a Educação os prazos são diferentes em relação ao concurso para outros cargos. Por exemplo, hoje será divulgado o gabarito. O resultado será conhecido no dia 20 de março e o resultado final divulgado no dia 29 de março de 2018”.

MAIOR DEMANDA - Já os outros 34 mil candidatos farão a prova no dia 25 de fevereiro e no dia 26 será divulgado o gabarito relativo aos cargos para administração pública e para o cadastro de reserva. Em 22 de março será divulgado o resultado final com os nomes dos aprovados.

Conforme os editais 02 e 03 do concurso, a relação definitiva dos candidatos regularmente inscritos, contendo nome, número do documento de identidade, data de nascimento e nome do cargo ou cargo/perfil estará disponível, em lista aberta, a partir do dia 6 de fevereiro, também na internet, no endereço eletrônico www.ufmt.br/concursos e também no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

Caso o candidato constate que a informação sobre cargo ou cargo/perfil divulgada difere daquela informada no requerimento de inscrição, deverá entrar em contato com a UFMT/SARI/GEC, pelo telefone (65) 3313-7281, impreterivelmente até às 17h do dia 19 de fevereiro de 2018, e seguir as orientações fornecidas.

Divergências relativas a nome, data de nascimento, número de documento de identidade deverão ser comunicadas no dia da prova, ao fiscal de sala, para a devida alteração de cadastro.

A partir de 16 de fevereiro de 2018, serão divulgadas, em lista aberta, as informações referentes aos locais (nome do estabelecimento, sala e endereço) e aos horários de realização das provas, na internet, no endereço eletrônico www.ufmt.br/concursos.