Semana Pedagógica da Educação avalia resultados e desafios para o ano letivo de 2018

Educação de Resultado
Semana Pedagógica da Educação avalia resultados e desafios para o ano letivo de 2018

A Semana Pedagógica é um encontro de trabalho para cerca de 1.300 profissionais entre professores, coordenadores e diretores efetivos da rede municipal de Ensino


05/02/2018    1412

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande está promovendo a partir de hoje (5) e vai até o dia 7 de fevereiro a Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, que visa a avaliação dos resultados do processo de ensino, aprendizagem e de tomada de decisões, com o objetivo de promover avanços nas ações pedagógicas e administrativas das Unidades de Ensino do município.

Para o secretário Silvio Fidelis, os trabalhos para preparação da Semana Pedagógica são desenvolvidos dias antes ao evento. No período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, os profissionais do quadro de funcionários das Unidades de Ensino realizaram a integração dos professores e técnicos no acolhimento de novos integrantes, além da formação de equipes na definição de  trabalhos a serem executados durante o ano letivo.

“No período que antecedeu a Semana Pedagógica, professores, coordenadores e técnicos se reuniram para apresentar o perfil da comunidade e das famílias atendidas com base no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Unidade Escolar, compartilharam informações, expuseram calendário de eventos, organizaram materiais pedagógicos, acervo literário e salas de aula, além de promoverem análises de resultados de aprendizagem da Unidade Escolar de atuação, com base no PPP e nos dados da escola do ano anterior, levando em consideração os diagnósticos internos (simulados do 1º ao 9º anos), avaliações externas com a Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA e o Índice de Desenvolvimento Básico da Educação – IDEB”, destacou.

Tendo como base os pilares de referência adotados pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o tema deste ano: “A escola que temos, a escola que queremos”, a equipe levantou questões importantes para reflexão tais como: Quais os pontos frágeis das Unidades de Ensino, melhorias que podem ser propostas e implementadas na prática pedagógica, quantidade de crianças que não atingiram o perfil de aprendizagem esperado, dificuldades do professor relacionadas ao ensino, metas estipuladas para cada ano, considerando as necessidades formativas e organizacionais de cada Unidade de Ensino. “Nesse contexto, é possível um acompanhamento sistêmico no aprendizado do aluno, e avançar nas práticas pedagógicas, e melhorar a qualidade de ensino do município ”, avalia o secretário.

Com base nas informações e nos debates durante a Semana Pedagógica será possível definir e organizar as temáticas de ordem pedagógica e administrativa para serem estudadas no “Espaço de Saberes”, programa de formação continuada que acontece durante todo o ano letivo, culminando com a Mostra de Práticas Bem Sucedidas da Educação, que terá sua 4ª edição no mês de dezembro, informou a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon.

Como ocorreu em 2017, este ano a Semana Pedagógica da rede municipal de Ensino de Várzea Grande está sendo realizada em quatro regiões distintas. Na região Norte, professores e técnicos de 27 escolas se reúnem na Escola Municipal de Ensino Básico – EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha no bairro Mapim. Na região Oeste, os representantes de 17 unidades escolares se encontram na EMEB Profª Angela Jardim Botelho – Cohab Canelas. Na região Leste, a reunião dos representantes das 15 escolas está ocorrendo na EMEB Antonio Joaquim de Arruda, no bairro no Cristo Rei e na região Sul, os professores e técnicos estão reunidos na EMEB Profª Marilce Benedita de Arruda no centro.

O secretário Silvio Fidelis reforçou que a Semana Pedagógica é um encontro de trabalho para cerca de 1.300 profissionais entre professores, coordenadores e diretores efetivos da rede municipal de Ensino. “A Semana Pedagógica realizada todo início do ano letivo contribui decisivamente para a efetivação das melhorias do sistema de ensino e o avanço das práticas pedagógicas que já apresentam resultados extremamente positivos para o município. Temos escolas que são referência estadual e até nacional como é o caso da EMEB Emanuel Benedito de Arruda, campeã da etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar – PGE, 2016/2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)” declarou.

Por: Fred Nogueira - Assessoria SMECEL